Mox in the Sky with Diamonds

sexta-feira, junho 20, 2008

INDICIAMENTO DESCABIDO

É descabido o indiciamento do Secretário de Segurança e demais responsáveis pela superlotação do Presídio Central. Se alguém deveria ser indiciado, é o juiz da Vara de Execuções Criminais, que controla o número de presos. Além disso, o problema é estrutural, não individual. Chamamos de "esquerda punitiva" esse espectro político que usa a mesma estratégia da direita -- criminalização e discurso punitivo -- para resolver problemas profundos. Ambas tendências têm em comum seu caráter "cosmético", como diz Jock Young, por tratar problemas crônicos com soluções superficiais.
Não tanto "esquerda punitiva" quanto o oportunismo político fez deputado do PT reclamar que um dos assessores de Yeda tinha cumprido pena. Jogou o mesmo jogo sujo da política, em que vale tudo para atacar o adversário, e acaba caindo numa incoerência tão insuportável que teve que se retratar, em uma emenda que saiu pior que o soneto. Pior ainda são os cegos que não querem ver a burrada.
Como bem disse o ótimo Marcos Rolim, nem esquerda nem direita estão preparadas para lidar com o problema. O oportunismo político tem bloqueado o pensamento sério sobre crime e segurança pública.

Marcadores: , , ,