Mox in the Sky with Diamonds

quinta-feira, setembro 18, 2008

PROFECIA QUE ESPERO FALSA

VENHO ESCREVENDO desde que Celso Roth assumiu o Grêmio que minha única restrição ao seu trabalho é que, quando a coisa aperta, Roth joga fora seus times montados e começa a inventar soluções bizarras. Podem conferir aqui, aqui e aqui. Parece que se abate um nervosismo desesperado no treinador quando está próximo de uma conquista e vê seu time ameaçado, levando-o a escalações inexplicáveis e comportamento irascível e inseguro.
É evidente que o Grêmio caiu de rendimento. As razões não são difíceis de encontrar. Entre elas está o próprio crescimento das equipes rivais e a dedicação para bater o líder. Como Roth reage a isso?
Resposta: vai colocar AMARAL para jogar no lugar do William Magrão. Amigos, pelo amor de Deus me respondam: por que nas horas decisivas Roth tem que fazer essas escolhas bizarras? Se a equipe está bem encaixada, por que não substituir simplesmente Magrão por Makelele, jogador distinto, mas o mais parecido com ele no plantel? E, colocando Amaral, Roth não está procurando sarna para se coçar? Ele quer um novo Nunes, já que as características são semelhantes? Por que optar por um jogador tão limitado, incapaz de acertar um passe longo, se as características do Grêmio por ele construído são de uma saída de bola limpa por meio de Rafael, Tcheco e Magrão?
Espero, sinceramente, estar errado. Espero que Amaral faça grande partida. Custo a acreditar que um bom treinador como Celso Roth - capaz de montar equipes com espinha dorsal e consistência - não consiga nunca aprender com seus erros, que parecem se repetir para o desespero dos torcedores.
Roth, ainda dá tempo.

Marcadores: