Mox in the Sky with Diamonds

segunda-feira, março 17, 2008

A POLÍTICA QUE ASSUSTA

Quando vejo a tranqüilidade do Partido Comunista Chinês nos seus "debates" internos enquanto produz um tremendo massacre no Tibet eu realmente me apavoro com a política. No filme "Herói", que trata justamente da unificação chinesa, essa face da violência autorizada fica muito clara. O Tibet, para os chineses, é questão de honra, de ver a unificação do seu país, apesar das imensas diferenças culturais.
É essa face da política que me desce mal. Quando leio artigos muito bem argumentados sobre o fato de que política é chutar a porta mesmo, não consigo deixar de refletir que política sem ética é autorização para um regime totalitário. Não congigo pensar diferente, apesar dos bons argumentos que me indicam o contrário. Para mim, está claro que sem o Rosto, sem o respeito à diferença, a política se torna algo indomável, desumano. Alguém que pensa como Benjamin ou Agamben ficará aguardando a "violência divina" que irá estancar o ciclo de violência chinesa que passa o Tibet. O que é isso? -- não me perguntem.
O fato é que essa face de violência da política é sempre extremamente perigosa. As risadas dos dirigentes chineses e seu projeto de Totalidade política é o horror do dia-a-dia em que a alteridade é sempre destruída.

Marcadores: , ,