Mox in the Sky with Diamonds

terça-feira, março 18, 2008

MARIA DO ROSÁRIO, SIM

Ok, o PT porto-alegrense elegeu Maria do Rosário sua candidata. Do quadro existente, acredito que é a melhor opção. Manuela D'Ávila até agora nada mostrou. Luciana Genro é uma demente. Onyx é um ultraconservador que, como todos eles, sobrevive sem plataforma, sustentando-se no anti. Seu grande programa é a implementação do "Tolerância Zero" em Porto Alegre. Por fim, Fogaça é, simplesmente, nada. O Prefeito Greve-dos-Acontecimentos não se reelege nem a pau, com seus 26% de saída que só tendem a cair. O que me impressiona é que as pessoas conheciam sua mediocridade, se bem que o adversário tivesse sido empurrado goela abaixo mesmo [provavelmente para contrastar com o PT nacional, que à época passava sua maior crise com o mensalão].
Já escrevi por aqui, e repito: Rosário tem que parar com a sua mania de aparelhar a máquina pública. Entretanto, admito que é uma plataforma quase utópica, basta ver que praticamente resume o programa do candidato Fernando Gabeira para o RJ. E já é muito. Ou seja: a rigor, nenhum candidato foge à regra de fazer esse aparelhamento. Quem conhece o intestino do Palácio Piratini, da Assembléia ou da Câmara sabe que todos os partidos fazem isso, de direita ou de esquerda. Mas vale a advertência. De resto, vale sua militância nos direitos humanos, ainda que tenha algumas divergências com algumas das suas posições.
Para quem acha que minha observação é de um petista a-crítico, faria um pequeno comentário: de fato, me reconheço ligeiramente contemplado pelo Governo Federal, que me satisfaz razoavelmente mas está longe, muito longe, da perfeição. Mas, por exemplo, tenho seguidamente reconhecido méritos no Governo Yeda. A contenção de gastos e o enfrentamento do grande Bloco Corporativo são ótimas medidas. Minhas divergências crescem, contudo, quando me deparo com a sua desastrosa política de segurança pública, uma das fundamentais no terreno do Estados.
Em princípio, salvo surpresas, esse blog se declara eleitor de Maria do Rosário.

Marcadores: