Mox in the Sky with Diamonds

quarta-feira, janeiro 16, 2008

MARIA DO ROSÁRIO

Ao que tudo indica, Maria do Rosário será a candidata do PT para as próximas eleições municipais. Tem todas as características boas e ruins da ala moderada petista. Manifesta disposição ao diálogo, defesa dos direitos humanos e um discurso mais oxigenado que o da ala xiita. Entretanto, precisa parar de sustentar a prática do aparelhamento dos órgãos públicos por meio de indicações políticas.
Vejam, não vou ser ingênuo, como alguns anti-petistas, de achar que só o PT faz isso. Só quem nunca foi à Assembléia Legislativa ou ao Palácio Piratini acredita no discurso da direita de que é só o PT faz isso. O PT apenas substitui os que estão ali, indicados igualmente por outros partidos. É preciso ser muito cego aos bastidores para não ver nisso uma das grandes causas da gigantesca rejeição política do Governo Olívio.

YEDWARD, MÃOS DE TESOURA (1)
A Governadora tem diante de si um fato inevitável: a implementação dos subsídios. É ordem constitucional e não pode ser postergado para sempre. Por outro lado, tem o fato político de que foi eleita para cortar gastos. Fez bem em vetar em Projeto pelas razões certas: o valor de 17 mil é escandaloso diante da realidade financeira tétrica do Estado.
O enfrentamento com os Poderes deve ser levado assim: falando-se a verdade. Os malabarismos jurídicos e a cordialidade política levaram o Estado ao atoleiro em que está. É preciso dizer tudo claramente. Convenhamos que um valor de 10 a 14 mil não estaria nada mal para um Magistrado em início de carreira. Basta comparar com a média de quem presta serviços advocatícios.

YEDWARD, MÃOS DE TESOURA (2)
É verdade a declaração de Yeda de que está popularizando problemas que os seus antecessores não quiseram enfrentar. A tal "Lei Britto" (Lei 10.395/95) é um problema sem solução e uma irresponsabilidade política do ex-Governador. Para quem não sabe, o Governo concedeu reajustes aos servidores e depois simplesmente não pagou duas parcelas, sob o argumento de que atingira o teto da Lei de Responsabilidade Fiscal. É óbvio que a Justiça concedeu o direito aos aumentos e, por isso, soma-se uma dívida imensa ao Estado.
Mais um legado do terrível Governo Britto, que muitos ainda têm coragem de defender.

ESTADO DE EXCEÇÃO E HOMO SACER
E o Estatuto da Criança e do Adolescente?
E a Constituição?
E o Direito?

Marcadores: