Mox in the Sky with Diamonds

quinta-feira, março 20, 2008

FALTA JORNALISMO

A mídia adora tachar de autoritária a esquerda. Com certa razão. De fato, há antecedentes bastante desabonatórios pelo mundo afora. Por isso, qualquer declaração de Lula contra a mídia -- mesmo que seja uma declaração do conteúdo, quer dizer, discordando da posição adotada -- ganha o teor de "ameaça à liberdade de imprensa". Isso é o feijão-com-arroz.
Já escrevi por aqui sobre o que penso do relação da esquerda com a imprensa. Agora é hora de escrever outra coisa.
Toda blogosfera já sabe que Paulo Henrique Amorim foi demitido sumariamente do IG. Mas onde estão as notícias?
Qualquer blogueiro sabe que ele desempenhava um papel de protagonista nas discussões, ainda que um tanto caricato, como também já escrevi por aqui. É demitido de surpresa, e nada é publicado sobre o tema.
Parece que a mídia tem dois pesos e duas medidas: de um lado, a transparência total para assuntos da política, vida de celebridades, vestiários de futebol, processos judiciais, etc.; de outro, o completo sigilo quando estamos diante de fatos que envolvem a própria mídia. Nada se diz. Ou muito pouco.
Luis Nassif publica um dossiê cáustico sobre reportagens da Veja que indicariam, no fundo, favorecimento a um grupo econômico, algo que se aproximaria de um escândalo segundo os próprios critérios jornalísticos. O que jornais importantes como a Folha de São Paulo ou a Zero Hora dizem? Nada. Absolutamente nada. Por que um Jânio de Freitas, um Hélio Schwartzmann ou um Clóvis Rossi não se pronunciam sobre o tema? Não dá para fazer uma apuração e, com esses nomes repletos de credibilidade, concluir que o dossiê é uma fraude ou a própria Veja é? É proibido à Folha tratar a Veja como trata os Governos, os Partidos Políticos, as empresas, os artistas da Globo, os técnicos de futebol? Não consigo entender.
De outro lado, a demissão de PHA parece muito estranha. Ainda mais quando ele ataca a fusão da Brasil Telecom com a Oi, e isso interessa ao Portal Ig. E, se lermos isso no blog dele, não há como não convir que tudo indica que alguém, irritado com a coluna, resolveu tirá-lo do ar sumariamente, a ponto do cara ter que pedir uma liminar para acessar seus arquivos. É escandaloso. Está na cara. Mas, por se tratar da própria mídia, nada se fala sobre o tema. O NovaCorja acha tudo engraçado, manda "abrasso" mas não entra no tema. Só um minutinho: jornalista demitido sumariamente, de uma hora para outra, quando publica coluna que pode incomodar o patrão, é normal? Ou é "notícia"?
Não sei absolutamente nada sobre os fatos. Aliás, o assunto para mim é um porre. Mas o que me choca é a falta de jornalismo sobre o tema. Não dá para um jornalista com credibilidade falar sobre o assunto e comentar as relações entre um e outro? Hélio, Clóvis, Jânio, Fernando Barros, cadê vocês? Algum novato não poderia despontar fazendo uma análise objetiva para quem -- como eu -- não tem vontade nem aptidão para analisar os lados envolvidos e tentar noticiar o que está acontecendo?
Definitivamente, são dois pesos e duas medidas.

Marcadores: ,