Mox in the Sky with Diamonds

quinta-feira, janeiro 31, 2008

TRATAMENTO DIFERENCIADO

O tratamento que a mídia vem concedendo à questão dos cartões corporativos da Presidência da República faz compreender um pouco a paranóia petista em torno da imprensa. Já escrevi por aqui que, muitas e muitas vezes, a mídia apenas fiscaliza, como deve, e noticia o que deve ser noticiado. Que uma imprensa livre é um bom termômetro da democracia. Também já várias vezes critiquei a esquerda por se vitimizar no que não é vítima.
Mas não dá pra não perceber que o PT sofre tratamento diferenciado. Não só por estar no cabeçalho de blogs de quinta categoria daquela revista neocon como nenhum outro partido está [afinal, muito do discurso conservador se alimenta exclusivamente de manter tudo como está e criticar quem quer mudança]. É que, em casos símiles, nada se noticiava, e nada se noticia.
Por exemplo, criticar o Ministro da Pesca [ok, Ministério da Pesca é uma bobagem burocrata, mas isso é outro assunto] por ter gastado R$ 512,00 numa churrascaria é puro oportunismo. É claro que, comendo junto com chineses em negociação comercial, deveria ter pago a janta. Faz parte do ofício.
Não estou defendendo a corrupção e nem que devamos tolerá-la, seja qual for o partido. Só estou advertindo que existe muito conservador que se aproveita da situação para atacar de moralista. Os tais cartões, que são alvo fácil, por exemplo, eram, segundo a Folha, de maior gasto na época de FHC. E olha que a Folha é serrista roxa, assim, chega até a doer os olhos [Serra é "Presidente eleito", como diz o chato Paulo Henrique Amorim].
Enfim, culpar a grande mídia por tudo é burrice, simples burrice. Mas não enxergar o tratamento diferenciado é cegueira.

Marcadores: ,