Mox in the Sky with Diamonds

quinta-feira, maio 07, 2009

MARCHA DA MACONHA - POR QUE NÃO?
AINDA AGUARDO UM mínimo argumento razoável para se proibir a marcha da maconha, como vem sendo aventado aqui no RS e no resto do Brasil.
Vamos pensar:
- Uma sociedade madura é aquela que permite que as pessoas que usam drogas possam se manifestar ou não?
- Uma sociedade madura permite que, havendo um problema, se fale abertamente dele, ou prefere que ele fique escondidinho?
- Uma sociedade madura tutela seus cidadãos dizendo que não podem usar uma planta que "dá barato" porque é feio e pode ser porta de novas drogas?
- Uma sociedade madura proíbe que seus cidadãos possam contestar a proibição de uso maconha dentro dos limites da lei?
- Uma sociedade madura proíbe que seus cidadãos possam afirmar que uma política belicista ou hipócrita acerca das drogas deve ser mudada?
Moral da história: todos os argumentos contra a marcha da maconha e a forma como enxergamos as drogas é atrasada, antidemocrática, irreal, repressiva e, por isso, burra e ineficaz. Quem usa droga vai usar mesmo proibida; quem não usa tem que aceitar isso. Estabelecer um rol de restrições que vão do comércio, uso e até a expressão acerca do tema é tão burro quanto aquela velha moral puritana que proibía o sexo e gerava seus monstrinhos e neuróticos.
É preciso que crescer logo. Chega dos nossos papais bonzinhos-tutelares do Estado.
(Sobre a questão da violência e drogas, é bastante complexa e creio que a droga é apenas componente de uma equação muito mais complexa. No que a política de drogas avessa à inteligência só atrapalha.)

Marcadores: ,