Mox in the Sky with Diamonds

terça-feira, maio 05, 2009

DUAS BREVES PITADAS SOBRE POLÍTICA

É RIDÍCULA a sugestão da Direção Nacional do PT de aliança com o PMDB. Não porque o PT deve permanecer "puro" ou todas essas baboseiras de DS. Mas porque o PMDB é o PSDB aqui do Sul, como já escrevi por aqui. A peculiaridade da política rio-grandense não é a não-corrupção (acho que agora chega desse mito, não é?) ou maior politização do eleitorado (que é na a realidade xiita, e não politizado), mas a verdadeira rejeição que os gaúchos nutrem pela mudança de partido. Assim, o campo político permanece estático desde o fim da Ditadura: esquerda socialista (PT), centro-direita (PMDB), ultra-direita (PP) e brizolismo (PDT). O resto - DEM, PSDB, PTB, PC do B, PSB, PPS, etc. - são partidos "cabides", sem uma ideologia fixada (o DEM ainda tenta ser o braço de um pensamento "empresarial", mas até agora está longe da consolidação). O campo de forças, portanto, é idêntico, sendo que o "socialismo" e o "brizolismo" estavam arrastados para a ilegalidade durante a Ditadura, tensionando apenas os radicais de direita (ARENA) e o centro-direita (MDB). Em comum, nutriam o anticomunismo, que hoje é o fortíssimo antipetismo. Moral da história: é tão impossível, hoje, uma aliança PT-PMDB no RS quando PT-PSDB no cenário nacional. A situação é simétrica, inclusive porque o PSDB ocupa exatamente o mesmo espaço do PMDB aqui no Sul no cenário nacional (lembremos: gaúcho não tolera mudança de partido).
Quadro estático que, diga-se de passagem, é lastimável. É incrível que ainda tenhamos um Estado tão conservador em política, no qual os dois lados parecem incrivelmente anacrônicos. A maior tragédia é que tenhamos que votar em um partido enferrujado como o PT aqui do Sul simplesmente porque todas as demais alternativas são terrivelmente piores. Vejam o caso Yeda.
...
A outra pitada: chega de acusar a Veja de ser "tucana" ou serrista. A Veja não é PSDB. A Folha é claramente PSDB. A Veja é DEM. O pensamento da Veja é identificado com o conservadorismo dos donos do Brasil. O que irrita a Veja é que a mesma elite que governa o Brasil há 200 anos agora esteja longe do poder executivo federal. (Querem uma prova: a ironia da marolinha do pittbull blogueiro da Veja virou slogan da propaganda política do DEM. O cara está "ensinando" aos políticos o que dizer!)
O DEM é o partido dos donos do Brasil que se escondem nas franjas da política. A revolta do antipetismo extremo midiático é pela saída do DEM do poder. A PSDB é só um instrumento conveniente para voltar. Serra é quase um fantoche. O DEM é o comando envergonhado do país desde sempre. É o partido que, como o PP, precisa trocar de nome a todo momento para disfarçar seu domínio avassalador e eximir-se pela construção das bases estruturais da desigualdade e da injustiça no país. Precisa fingir que é "outra coisa", esconder a história, vestir novas roupas para disfarçar seu fedor e sujeira. O PT é sujo, mas o DEM é podre. O DEM se faz de "novo", "empresarial", "inocente". Mentira. O DEM é o que há a de mais anacrônico no nosso país. E é ele que a Veja quer de volta no poder.

Marcadores: ,