Mox in the Sky with Diamonds

terça-feira, abril 07, 2009



MURRAY EM PORTO ALEGRE

SOBRE O RIDÍCULO "Fórum da Liberdade", que concentra o conceito de liberdade na idéia de consumir e negociar, vou apenas remeter ao artigo "Davos e Davinhos" de Juremir Machado da Silva hoje no Correio do Povo [que, inexplicavelmente, não disponibiliza o conteúdo no site]. Segue em trecho:

Porto Alegre é demais. Não vive sem um bom anacronismo. Já teve o seu tempo de Fórum Social Mundial. Quem não se lembra de todos aqueles bichos-grilos dizendo que outro mundo era possível? Quem não se lembra, sobretudo, do sarcasmo dos modernos neoliberais? Como riam aqueles homens. Como tinham certezas. Como eram pragmáticos e seguros. Mas até os seguros se revelaram maus investimentos. Porto Alegre é demais. Mantém-se fiel ao mais ideológico dos fóruns, o da liberdade, cujo mundo idealizado se tornou repentinamente impossível. Pena que não pude acompanhar de dentro. Eu adoraria estar presente no Fórum da Liberdade para escutar as sessões de mea culpa. Imagino que todos tenham aproveitado para chicotear as costas em público e reconhecer os erros dos últimos 30 anos. A ideologia, sabemos, é cheia de astúcias. Tem mais astúcias do que a razão. Uma delas é considerar ideologia exclusivamente o pensamento dos outros. Essa é a grande astúcia da direita, que nem se chama de direita. As astúcias ideológicas, repito, estão por toda parte. Os adversários das cotas, por exemplo, em defesa de interesses particulares e de privilégios mantidos ao longo do tempo, recorrem a um universalismo abstrato como forma de tentar barrar uma necessidade muito concreta de reconhecimento das singularidades. Todo argumento é bom quando se trata de converter o particular em universal por conveniência.

O Fórum da Liberdade deu-se a liberdade de preconizar o Estado mínimo com o máximo de pretensão e uma gigantesca dose de minimalismo teórico. Deve ter acontecido uma sessão inteira apenas para explicar em bom português os bônus pagos, nos Estados Unidos, com dinheiro público, para executivos que fracassaram em iniciativas privadas de pouco risco para eles e de muita vertigem para contribuintes e governos. Como diz o outro, aqui se faz, aqui se paga. Com o dinheiro dos impostos. Haja impostos para pagar tudo o que foi feito e não pode ser desfeito para não romper contratos malfeitos. Eu perdi o melhor da festa. Queria tanto ter ouvido os ideólogos do neoliberalismo explicando o 'risco-Estados Unidos', a oferta de dinheiro do Luiz Inácio atrevido da Silva para o FMI, os bilhões saídos dos cofres públicos para salvar a lavoura neoliberal, as críticas de neoliberais de ontem à falta de regulamentação de hoje e, principalmente, teria amado ouvi-los comentar o retorno de Keynes, o economista desprezado na alta e suportado na baixa. É mais ou menos como a volta do Zorro e do Tonto. Que fazer sem eles? Sucumbir? O Zorro é o herói mascarado que evita a tragédia. Tem um preço. Tonto é o contribuinte.

Não tenho nada contra que os liberais [econômicos] se encontrem e falem o que quiserem. Mas me irrita o despudor e a cara-de-pau de alguns. Me irrita o viés teológico que repete "a solução é acreditar na nossa religião. Se está uma desgraça, é porque Deus assim quis, só nos resta obedecer, dias melhores virão". O mito do mercado é uma secularização desse princípio religioso.
O que me irrita MAIS, no entanto, é ver que Charles Murray está palestrando aqui no RS. Nossos empresários -- os idiotas que criticam a "tolerância" no jornal e acham Giuliani o melhor político do mundo -- vão lá escutar o cidadão que escreveu "The Bell Curve", um livro que pretendeu "provar", com base em teses de QI, que os negros são menos inteligentes e por isso ocupam as classes inferiores. A desigualdade social seria explicável pelo déficit cognitivo dos pobres. Uma repristinação do nosso velho Nina Rodrigues, diga-se de passagem. [Como já afirmei por aqui, poderíamos ter ensinado aos norte-americanos o "a questão social é de polícia", que é bem antigo aqui no Brasil.]
Esse é o teórico da "liberdade"? Um pensador neocon racista e belicista? Esse é o nosso belo fórum gaúcho, cheio de empresários-papagaios-de-"pensadores"-dos-EUA e dos seus jornalistas puxa-sacos.

[Como se bem notou, para o gaúcho (Busatto é só caricatura) é "Bush aqui, Obama lá".]

Marcadores: ,