Mox in the Sky with Diamonds

sexta-feira, dezembro 12, 2008

DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS

CADA VEZ QUE LEIO reportagens sobre as convenções e encontros petistas me sinto mais distante do que pensa o establishment do PT. A meu ver, muita coisa está mal diagnosticada e outras coisas importantes nem são tocadas. Sem falar do defeito de todo partido e todo político -- o projeto de poder passa à frente do projeto de Estado. Quando se vê o PT falando, por exemplo, da necessidade de implementar-se [reforço: IMPLEMENTAR-SE, não ficar apenas legislando, como usualmente se faz] uma reforma administrativa que faça a máquina pública parecer menos uma estrutura burocrática kafkaniana e mais uma prestadora de serviços eficiente e democrática? Nada disso é tocado porque poderia melindrar os servidores públicos. Enfim, não era disso que eu queria falar. É só para mostrar que as minhas divergências com o PT vão longe.
Entretanto, é impossível não se indignar com o tratamento que a mídia dá ao PT. É injusto, estigmatizador e caricato.
Por exemplo: a partir do "mensalão", começou-se a criar a idéia da "turma do Lula". As mesmas bocas que destilam ódio contra o MST ou as cotas ganham um discurso associando Lula e o PT a Delúbio, Silvinho, Freud Godoy [este TOTALMENTE inocente, sendo que apenas Elio Gaspari pediu desculpas, apesar do festival de colunas "Freud Explica" quando estourou o "escândalo" do dossiê], etc. A mídia adora usar expressões como os "aloprados de Lula", reforçando o discurso desses que atacam o PT porque odeiam mudanças a partir da idéia de corrupção epidêmica.
Esse festival de palhaços que encenam um espetáculo atroz - como se não soubéssemos que a corrupção é endêmica no Brasil - é de dar náusea. Aliás, o eleitor é inteligente e não caiu nessa.
Vamos comparar com o nosso Governo Estadual e a cobertura que é dada. Por que não existe a "turma da Yeda"? A "companheirada do PSDB"? Yeda perdeu quase todos os seus auxiliares mais próximos. Martini, Busatto, Zachia, Germano, até o Coronel Mendes - todos estão envolvidos em algum imbróglio [não sei se são inocentes ou não] - e, no entanto, a cobertura jamais associa uma imagem estigmatizadora sobre Yeda. Há um pouco de preconceito de classe também [há SIM] contra Lula -- uma parcela de "escolarizados" jamais aceitou que ele presidisse o Brasil [e, pior, fizesse bom governo]. Se a quantidade de escândalos que estouraram no RS tivesse sido em governo do PT, podem anotar que a cobertura da Zero Hora seria totalmente diversa. Haveria a "turma do ...".
Essas coisas é que fazem com que os petistas fiquem "reativos" contra a mídia. Tratamentos totalmente iníquos com o PSDB fazem com que a imagem petista fique associada a sindicalismo e corrupção, enquanto o PSDB fica com "republicanismo" e "gestão".
Seria uma piada, se o mau-gosto não fosse tanto.

Marcadores: ,