Mox in the Sky with Diamonds

quarta-feira, julho 30, 2008

REFORÇOS?

Não posso comentar nada de novo sobre o Grêmio porque não acompanhei os jogos dessa semana. Pelas conversas, confirma-se pelo menos uma expectativa desse blog: Helder é realmente um guri que ainda não está pronto, precisa de mais compleição física e agressividade, e por isso deve perder a posição para Anderson Pico. Bruno Telles, que este blogueiro considera o mais pronto dos três, foi cedido por empréstimo à Portuguesa.
Falo do Madrid. No imbróglio Cristiano Ronaldo, parece que o Madrid perdeu. O jogador sempre foi fora-do-mercado e somente um esforço hercúleo próprio dele seria capaz de tirá-lo do ManUnt. Ao que parece, desistiu. Com isso, o Madrid fica estagnado e, com esse time, não vence a próxima Championsleague.
Robinho fica, mas está no limiar de cruzar a fronteira de craque-promessa para bom jogador. Conseguirá se afirmar? Parece que o desafio e a ausência de um suporte psicológico (além da lesão que interrompeu sua boa trajetória) são os principais entraves. Ele mostrou, no Brasil, numa segunda etapa com o Santos (depois da sua revelação, sofreu queda e se recuperou), que era jogador de classe mundial. Mas ainda não confirmou as expectativas, embora o Madrid caia de rendimento sem sua presença.
Cogita-se a alternativa Van der Vaart. Só para constar: pesquisei "Van der Vaart" nesse blog e encontrei a primeira entrada, o recomendando para o Madrid, em 05.12.2005, com Luxa caindo do comando. Se Mijatovic lesse somepills economizaria recursos... Van der Vaart, no entanto, terá a mesma função que Sneijder, Guti, Robben, Drenthe e outros: completar o grupo. Não é o jogador que o Madrid precisa. Precisa, isso sim, de um craque estelar. Alguém que resolve 50% dos jogos, como Ronaldinho fazia com o Barça há dois anos, Kaká fez ano passado e Cristiano Ronaldo esse ano. Times multi-campeões se formam a partir de um grande craque, que é capaz de resolver quando o negócio aperta. No grupo, não há esse jogador.
No contexto mundial, apenas Cristiano Ronaldo, Kaká e Lionel Messi estão nesse patamar. Os dois primeiros foram alvos fracassados. O último é do arqui-rival, que não vende. Uma aposta valeria, mas em quem? Acho que o único jogador que valeria apostar, no momento, seria Cesc Fabregas. É a única jovem promessa já razoavelmente confirmada que eu vejo possibilidades de o Madrid contratar. Outras como Rooney, Ibrahimovic e os outros citados estão fora do alcance do dinheiro. A outra opção, que me lembrei depois, é o inglês Gerrard.
Outro reforço necessário para o Madrid é de um grande centroavante. Nistelrooy é ótimo, mas está velho e se lesiona demais. Quando sai, o time sente muito sua falta. Um outro centroavante de alto nível (Adriano, alguém ouviu?) se faria necessário. Drogba está, por decisão do Felipão, fora. Shevchenko seria uma aposta interessante, pois deve estar desvalorizado.
O fato é que, para a próxima temporada, o Madrid desponta como favorito para a Liga. O Barcelona está em decadência e desestruturado; Villareal, Sevilha, Valencia e Atlético de Madrid não são rivais à altura. Tudo indica que o bom time do Madrid se encaixará mais, especialmente a defesa, que tem bons nomes e precisa de entrosamento. No entanto, para a Champions o furo é mais embaixo. No filão de frente, o Madrid terá que enfrentar o poderoso ManUnt, que manteve o sonhado Ronaldo, o Chelsea, que agora tem técnico copeiro, o Milan, que pode ter um trio sensacional de Kaká, Ronaldinho e Pato e, ainda, equipes que correm por fora como a Inter de Mourinho e o Liverpool, sempre candidato. Com essa equipe, o Madrid não os vence.

Marcadores: