Mox in the Sky with Diamonds

quarta-feira, julho 09, 2008

A PRISÃO DE DANIEL DANTAS

Cuido para não cair no gozo fascista que todos nós carregamos, como já advertia em outro post (lendo, atualmente, "Filosofia na Alcova", do Marquês de Sade, fica clara a barbárie dentro dos mais comportados burgueses). Também para não desmerecer a presunção de inocência e vangloriar a prisão populista. Mas vamos a algumas considerações sobre a prisão de Dantas.
É sabido nos meios jornalísticos e políticos (quem lê jornal compulsivamente, como eu, sabe disso) que Dantas é um dos, senão "o", grande eixo da corrupção no Planalto Federal desde o Governo FHC. "Estrela" das privatizações e depois personagem do Mensalão, está na cara que constitui um dos principais agentes de desvio de dinheiro e especulação em cima de questões públicas, tendo beneficiado um espectro político que vai do DEM até o PT. Todo petista, aliás, sabe que a ala de Dirceu, Silvinho e Delúbio apropriou-se de um esquema começado pelo PSDB, haja vista, inclusive, a mesma fonte (Valerioduto, MG).
Imagino que essa prisão possa mostrar um nível de putrefação inacreditável no Congresso e Palácio do Planalto, atingindo desde alvos certeiros (senadores moralistas do PFL, congressistas do PSDB, PTB, PR, etc., e a banda sindicalista do PT) até outros menos (por exemplo, José Serra, que tem filha sócia da irmã de Dantas, fato que Paulo Henrique Amorim -- que deve ter tomado litros de champagne ontem -- noticia há horas). É bom. Da minha parte, espero que o Congresso arda em chamas e toda essa corja caia de vez, de preferência a partir de investigações consistentes da PF (espero que sejam...).
A prisão de Dantas, por isso, parece ter um incrível valor político: um ar para o republicanismo brasileiro. Ouso afirmar até que me parece, ao contrário de tantos outros casos (inclusive de Pitta) justificada a prisão preventiva: há acusação que Dantas tentou subordar o Delegado Federal encarregado da investigação, o que é suficiente para decretação da preventiva por ameaça ao processo. Sou contrário ao uso de algemas e ao tom especular da prisão. Mas a prisão, em princípio, me pareceu justificada.
Mais ridículo é o chapeuzinho da Veja desvairado em seu blog, louco de doer, escrevendo um milhão de posts sobre o assunto. Está cagado de medo. Há várias denúncias -- entre elas o blog do Nassif -- de relação Dantas/Veja. As afirmações do chapeuzinho são muito engraçadas, por revelarem a sua qualidade como jornalista. Quando é contra os "petralhas", prisão neles. Quando é casal Nardoni, preventiva já. Quando é "caso Alstom", "dossiê" ou Daniel Dantas, cuidado com o Estado Policial! Que o jornalista defenda o Estado de Direito é louvável. O problema é que seu Estado de Direito é seletivo: só para os amigos. Duvido que ele brade contra preventivas e algemas quando se trata de algum assaltante de banco ou traficante. Trata-se de jornalismo sem credibilidade; jornalismo a serviço.

Marcadores: ,