Mox in the Sky with Diamonds

quinta-feira, junho 12, 2008

GESTÃO DA SEGURANÇA NO RS: RUMO AO FASCISMO?

Andamos mal das pernas. Quem lê este blog acompanha, desde o início do Governo Yeda, as críticas que venho fazendo à política de segurança do Governo, uma das mais fundamentais de atribuição estadual. Yeda liberou geral, de vez, a Brigada Militar para fazer o que sabe fazer: truculência.
No início da gestão já ficou clara, com a nomeação de Enio Bacci, a opção por uma política de arbitrariedade "contra os bandidos". Depois, o reverendo Mallmann, com seu discurso quaker de cruzada contra o álcool. Agora, dando carta branca ao Cel. Mendes, que sustenta um discurso claramente tributário ao período da Ditadura Militar. Quem contesta a ordem é vagabundo, quem está à margem deve ser preso, a BM recebe o "lixo social". Uma vergonha.
Infelizmente, os episódios de hoje representam que, na área de segurança, o Governo Yeda beira ao fascismo. É muito, mas muito pior que os Governos Britto e Rigotto. O "liberou geral" para a BM significa abusar da força, usar a truculência, adotar estratégia agressiva. O pior é a extensão do controle penal que este blog já denuncia há tempos: não são apenas pessoas diretamente envolvidas com crimes, mas todas elas estigmatizadas que constituem problemas sociais (flanelinhas, moradores de rua, camelôs, etc.) e mesmo aqueles que protestam contra a situação atual (movimentos sociais). Para o Cel. Mendes, é tudo igual, está tudo no mesmo saco, todo mundo deve ser preso. O objetivo, afinal, é deixar a classe média mansinha.
Mesmo que tenham ocorrido incidentes de destruição de coisas, a conduta da Brigada Militar é sistemática na truculência. E agora está liberada. É óbvio que o tratamento que a Polícia dá aos manifestantes interfere na reação destes. E, até hoje, poucas vezes se viu tanta violência, especialmente com destaques claros de violência policial. É triste. Parecem os dias da Ditadura. Até porque o carro de som que protestava contra a Governo foi simplesmente "apreendido". Por quê? Não sei. Não dá, né?
Yeda concorda com tudo isso. Yeda está feliz de impedir, com base na porrada, manifestações contra o seu Governo. Yeda é uma autoritária demente. Eu digo isso há tempos, pessoal. Ela não está nem aí. É autoritária. O insucesso político do seu Governo (até no "gabinete da crise") mostra seu temperamento insuportável e a tendência ao canetaço. Yeda está gostando de Mendes.
Tenho meus problemas com o PT. Não gosto da ala xiita, de Rosseto, Pont e Olívio. Mas hoje me orgulho de dizer: VOTEI EM OLÍVIO DUTRA. Votei e votaria de novo. Só o fato de não ter votado nessa fascista nojenta já me orgulha, por si só, como deve ter se orgulhado um paulista que não vota no Maluf, indepedente de votar no PT ou PSDB. Me orgulho em dizer: não contribuí para esse lixo.

Marcadores: ,