Mox in the Sky with Diamonds

segunda-feira, maio 05, 2008

TIBET E O ESPIRITUALISMO BOVINO
Lendo hoje sobre a história do boicote às Olimpiadas na China protestando contra o Tibet não posso deixar de achar o assunto um tanto quanto bobagem. Aceitaria apenas se os jogadores da NFL e NBA deixassem de jogar para protestar contra Guantánamo.
Não posso deixar de concordar com Zizek, quando ele faz um paralelo entre a defesa do Tibet e o "espiritualismo oriental" das palestras motivacionais, da boa gestão e da "paz interior" em geral. Diz o Zizek:

Ideologia "new age"8) Uma das principais razões por que tantas pessoas no Ocidente tomam parte nos protestos contra a China é de natureza ideológica: o budismo tibetano, habilmente propagado pelo dalai-lama, é um dos pontos de referência da espiritualidade hedonista "new age", que está rapidamente se convertendo na forma predominante de ideologia nos dias atuais. Nosso fascínio pelo Tibete o converte numa entidade mítica sobre a qual projetamos nossos sonhos. Assim, quando as pessoas lamentam a perda do autêntico modo de vida tibetano, não estão, na verdade, preocupadas com os tibetanos reais. O que querem dos tibetanos é que sejam autenticamente espirituais por nós, em lugar de nós mesmos o sermos, para continuarmos a jogar nosso desvairado jogo consumista.
O filósofo francês Gilles Deleuze [1925-75] escreveu: "Se você está preso no sonho de outro, está perdido". Os manifestantes que protestam contra a China estão certos quando contestam o lema olímpico de Pequim, "Um mundo, um sonho", propondo em lugar disso "um mundo, muitos sonhos". Mas eles devem tomar consciência de que estão prendendo os tibetanos em seu próprio sonho, que é apenas um entre muitos outros.

Há tempos atrás, escrevia, com base em Nietzsche, que esse papo de "paz interior" é equivalente a uma boa digestão. Quem quer virar gado, cheio de paz interior, que compre esse papo-baboseira.

Marcadores: , ,