Mox in the Sky with Diamonds

quarta-feira, março 05, 2008

PESADELO EM MADRID

É inadmissível que o maior vencedor de Copas européias e clube mais rico do mundo sofra quatro eliminações consecutivas nas oitavas-de-final da Championsleague. Não dá para entender como isso pode se prorrogar por tanto tempo. Basta imaginar como seria o Brasil cair nas oitavas durante o mesmo tempo. O time de Luxemburgo, depois Lopez Caro, Capello e agora, finalmente, Schuster mostra que não tem competitividade suficiente para vencer grandes equipes européias. E a Roma, convenha-se, não é rival pra disputar o título.
Apesar de em certos momentos ter parecido promissora, a equipe do Real tem o defeito de, desde a última equipe galáctica antes de Beckham [com Makelele, Zidane, Figo, Ronaldo, Hierro e outros], que perdeu injustamente para a Juventus nas semi-finais, jamais ter conseguido compactar um time. Infelizmente, ressalvadas algumas grandes vitórias, falta ao Madrid ter um time do 1 ao 11, como têm Manchester, Chelsea, Milan, Liverpool ou Barcelona há algum tempo.
O que se tem, ao contrário, é um amontoado de jogadores que geralmente conseguem decidir sozinhos.
Falta um jogador consistente de meio campo, um Ballack, um Lampard, um Kaká ou um Gerrard. As últimas contratações -- Robben, Gago, Higuaín, Drenthe, Sneijder -- não tem esse perfil. Guti e Baptista, bons jogadores, são insuficientes. Falta alguém que arraste a bola, que dê compactação ao time. Alguém para o lugar de Zidane. Alguém que decida, dê uma identidade. Os investimentos estão fora de foco.
Eu já tinha sugerido por aqui quem contratar: Riquelme. Riquelme é o tipo de jogador que arma, cadencia o time, que faz o meio campo correr. Vou sugerir outro: Alex. O genial meia do Fenerbach também daria conta do recado. É a ausência desse tipo de jogador que, nos últimos dois anos, tem feito com que o Madrid não tenha rosto, não tenha uma forma de jogo, que, apesar de boa participação na Liga, não seja capaz de enfrentar grandes rivais europeus.

Marcadores: