Mox in the Sky with Diamonds

terça-feira, maio 12, 2009


CHEGA DE 3-5-2

VINHA ADVERTINDO aqui sobre as conseqüências da lentidão e incompetência da Direção em contratar logo um treinador, ou pelo menos sinalizar claramente quem seria o próximo. Perdemos um mês em que a equipe poderia ser organizada e inclusive modificada. Infelizmente, o Grêmio de Rospide (que não é técnico) é desorganizado e apenas bateu equipes fracas. A defesa está mal postada, os alas não rendem nada, o meio-campo é um buraco e ficamos dependendo exclusivamente de jogadas individuais do Souza (que até o momento resolveram).
Está mais do que na cara que acabaram as razões para o 3-5-2. Rafa Marquez é um zagueiro médio e fica melhor como opção, já que o Léo voltou a jogar bem. Ruy apóia bastante, mas tem sido pouquíssimo efetivo. Cruza mal, desperdiça jogadas e se posiciona muito errado, quase sempre muito à frente deixando uma vala no setor direito defensivo gremista. Fábio Santos é apenas mediano e, por isso, não justifica ser ala. É lateral. Além disso, os fracos desempenhos de Tcheco -- como ele mesmo declarou hoje -- são claramente devidos ao sacrifício imenso que ele vem desempenhando ao estar em posição incompatível com sua técnica (sub-aproveitado) e preparo físico.
Está mais que na hora de o Grêmio voltar a jogar com uma linha defensiva de quatro jogadores e repovoar seu meio campo, colocando Túlio como titular e Adílson de segundo volante. As variações a partir disso são múltiplas: jogar no 4-4-2 em forma de losango, com Souza como "1" próximo do ataque; no 4-4-2 clássico, com Tcheco e Souza armando; no 4-3-3, colocando Souza na ponta direita e Herrera na ponta esquerda (no 4-3-3 moderno, os pontas voltam para marcar, é claro); etc. Não interessa. O que está claro é que Túlio ou Makelele tem que entrar para fortalecer o meio e liberar Tcheco, dando mais opções de jogo ao time.
Para terminar, não consigo entender a titularidade do Jonas. Ele estava jogando bem e por isso ficava na equipe. Ok. Mas não está mais. E, dos que restam (Herrera, Alex), é melhor apenas que Reinaldo e Perea. Não há qualquer razão para mantê-lo na equipe. É uma boa opção. Eu arriscaria Alex e Maxi Lopes, pela visão de jogos e assistências que costuma fazer o Mineiro. Sem descartar a opção de colocar o Herrera como ponta, tal como, por exemplo, o Corinthians vem jogando. Mas para Jonas não tem explicação.

Marcadores: