Mox in the Sky with Diamonds

sábado, março 28, 2009

LULA DIZ A VERDADE E APANHA POR ISSO




ACHO ENGRAÇADO como a verdade nua e crua às vezes provoca reações desesperadas. Alguns temas permanecem completamente reprimidos na esfera pública. E, como a psicanálise nos ensinou, a repressão não é algo bom. O racismo é um deles.
É proibido falar de racismo. Quem fala de racismo -- denunciando a aliança invisível e muitas vezes inconsciente dos brancos -- é, ele próprio, racista. [Percebam o título do vídeo no youtube.] Essa correlação de forças opacas deve permanecer no lugar do silêncio. Quem ousa denunciá-la é etiquetado justamente como aquilo que está denunciando. É tão absurdo quanto como se aquele que denuncia o tratamento desigual dos pobres fosse acusado de estar discriminando esses pobres -- porque diz que existem pobres. Ora, não dissermos que existem pobres, é como se não existissem, não é?
Ah, mas podem me argumentar: raça não é algo científico. Uh, que beleza. Mas sabemos que no mundo social as coisas não precisam ser reais para produzirem efeitos: não é porque não existiam bruxas no mundo medieval que várias mulheres deixaram de ser queimadas. É a tal profecia-que-cumpre-a-si-mesma. Portanto, embora não seja irrelevante a ausência de conceito científico de raça (permite deslegitimar todas as abordagens nesse sentido), isso também não modifica as estruturas sociais que funcionam a partir desse conceito. Eis o post mais bem escrito sobre o tema que já li.
Sabemos que, hoje em dia, são os imigrantes, os de cor escura, perfil pobre, origem na periferia, que são os perseguidos e estereotipados pelo sistema penal. São os nossos "bodes expiatórios". O que faz Lula? Ironiza, em grande estilo, isso, ao afirmar que a crise foi provocada por indivíduos de olhos azuis e cabelos loiros, provocando justamente a parcela que detém o poder e estigmatiza os demais, mostrando que ela pratica igualmente os delitos e infrações que condena moralisticamente sobre os da periferia ("índios, negros, etc"). A Criminologia sabe disso: quem tem mais poder pode até manipular o conceito de crime para que o estigma não cole sobre si [ex.: os governantes ingleses são "traficantes" porque vendem armas para regimes totalitários?].
E o que faz nossa imprensa estúpida*? Condena o Presidente, afirmando que foi uma "gafe". Gafe o c... Foi a verdade, esfregada na cara daqueles que vivem da ganância e quando têm que pagar o preço por isso simplesmente se fazem de desentendidos. Ah, que visão "limitada" da crise! Limitada? É preciso reduzir as coisas aos seus denominadores comuns: um modelo faliu. Não deu. A idéia da liberdade total do mercado financeiro não funcionou. Quebrou. E agora pede de joelhos socorro, fazendo a velha ameaça "se tu não me ajudar eu vou foder um monte de pobres". Que coisa feia!
É dessa coisa feia que falou Lula, e a imprensa internacional se fez de desentendida. A coisa feia de quem projeta seu lado obscuro sobre seus "outros" fracos, de quem discrimina e faz um tabu sobre falar da discriminação. Lula deu um tapa na cara dos europeus [é claro que "causou constrangimento". É para causar mesmo!]. O mesmo que o Governador Cláudio Lembo havia dado, tempos atrás, na "elite branca" paulista. Deu nome aos bois. Foi um dos maiores discursos de Lula -- de dar orgulho. E, por isso, escandalizou. Tão escandalizante quanto aquela verdade que sai do seu esconderijo e aparece na psicanálise: a de que somos tão repulsivos quanto aqueles que odiamos.
* Sem falar dos idiotas que querem "corrigir" o presidente, citando um executivo negro [hora, o fato de haver só UM apenas confirma a regra!] ou, pior, citando cor dos olhos e cabelos dos executivos. Dã!

Marcadores: