Mox in the Sky with Diamonds

domingo, março 01, 2009

BURRADA SOBRE BURRADA

O TORCEDOR DO GRÊMIO teve uma sensação estranha no jogo da quarta-feira, quando recebeu um panfleto da Direção do Grêmio. Em pleno jogo da Libertadores, o panfleto pedia que os torcedores ficassem "sentados durante a partida", já que muitas pessoas "idosas" e "sem condições de permanecer em pé" poderiam não enxergar. COMO? É SÉRIO? Parecia brincadeira, mas não era. O Presidente pedia à torcida que ficasse SENTADA durante um jogo de Libertadores? [Leiam mais aqui nesse ótimo texto].
Sintoma do óbvio: essa Direção não tem nada a ver com o Grêmio. Pelo menos não com o Grêmio da Geral, da paixão tricolor, e sim com o Grêmio das cadeiras, da secação e da audiência sentada e passiva. As declarações do Presidente são seguidamente de constranger. Parece que ele não tem nada a ver com futebol. Quem sabe ele não volta pra as colunas sociais, onde estava melhor? Quando existe problema, ele começa de cima. E o grupo político do Presidente não traz boas lembranças [leia-se: FLÁVIO OBINO].
Mas o principal arquiteto do vexame do Beira-Lago foi o técnico Celso Roth. Roth não é burro, como pensam. Cansou de mostrar que sabe armar equipes. Nem defensivista. Várias vezes durantes os jogos empilha atacantes. Roth é, na verdade, CAGÃO. Tem MEDO. Medo de vencer. Como pode isso? Sei lá, pergunta pro Freud. Mas que é, é.
Você tem um time armado prontinho, que acaba de massacrar o rival mais poderoso do grupo na Libertadores, está entrosado e ainda conta com um rival desfalcado. O que você faz? Resposta: descaracteriza a equipe. Sim, pode parecer estranho, mas o medo de vencer faz com que o técnico - NÃO É A PRIMEIRA VEZ - dê de professor pardal nas horas decisivas. Para que pôr Diogo no meio-campo? Diogo é um jogador NO MÁXIMO regular, não é nem um graaaande marcador (se é pra ter ele, prefiro mil vezes Sandro Goiano) e o outro time estava com apenas UM armador e dois atacantes. Contra eles (sendo o armador ainda mediano), bastasse um volante e três zagueiros. O que faz Roth? Escala dois volantes, deixa Alex Mineiro isolado na frente e joga toda carga em Souza - que, por ser a opção ofensiva mais contundente, fica fácil de ser marcado individualmente - e Tcheco, que tem que carregar o mundo nas costas. É ÓBVIO que não ia dar certo.
No segundo tempo, você, depois de tomar um coro no primeiro sem qualquer razão e tendo equipe melhor, mantém a equipe. Até tomar gol. Aí você faz o que deveria ter feito desde o início: bota o Jonas. Mas o nervosismo e o MEDO faz com que você tropece: coloca também Fábio Santos! Para quê? Mistério! Depois de um tempo, vendo sua burrada, substitui Jadílson e volta ao estágio anterior, só que aí já queimou todas as substituições.
Roth não fez isso porque é burro. Fez porque tem medo. Tem medo nas horas decisivas. Treme. Sinceramente, boto minha mão na fogo: com Roth, o Grêmio não vai levar nenhum título. INFELIZMENTE. Torço como nunca para estar errado.

Marcadores: