Mox in the Sky with Diamonds

quinta-feira, dezembro 11, 2008

FARDADOS

O ESPETÁCULO DANTESCO era aquele conjunto de palhaços fantasiados com uma espécie de rabo no meio do peito, vestindo pesados casados em pleno verão, calçando sapatos duros que machucam o tornozelo, meias finas que não protegem os calos e gel no cabelo (talvez talco no cu, não sei).
Enquanto os idiotas se aplaudiam na plena mediocridade, vangloriando-se por não fazer nada e vomitando por cima das suas barrigas grotescas um palavratório sem qualquer consistência, eu ia sentindo um embrulho no estômago. Palavras soltas corriam no ar e auto-elogios indecentes nos rodeavam, enquanto sorrisos cínicos e puxa-sacos aspiravam o mesmo poder sujo e ridículo que os palhaços ostentavam grotescamente. Suas fantasias não eram criativas e a maquiagem era a própria pele do rosto, que sustentava a máscara da hipocrisia e canalhice.
Um palhaço subiu ao palanque e começou a contar piadas, mas a platéia ria apenas por reflexo condicionado. Como cãezinhos de Pavlov, mimetizando uns aos outros faziam o espetáculo iluminar-se, colorindo a podridão com palmas e tapinhas na bunda (digo: nas costas). Piscadelas de olho, vez que outra, traduziam a certeza que, atrás das cortinas da palhaçada, uma suruba de perversos estava prestes a acontecer.
A coisa apenas aliviou-se quando alguém peidou.

Marcadores: