Mox in the Sky with Diamonds

quarta-feira, outubro 15, 2008

ANTI-AMERICANISMO E XENOFOBIA

A FOLHA PUBLICA hoje que saiu no New York Times pesquisa indicando que 89% dos norte-americanos acreditam que seu país está "no rumo errado".
É o que digo aos meus amigos de esquerda que são "anti-americanos". Falar dos estadunidenses de forma pejorativa e ressentida é algo que termina constantemente na xenofobia (o mesmo ocorre com Israel). Não dá para generalizar o que é um país apenas pelos atos do seu governo. Isso diz pouco sobre como funciona sua sociedade.
89% é uma taxa altíssima porque, se olharmos para o Brasil, podemos comparar e ver que as pessoas críticas são realmente poucas. O discurso do "medo" e da "emergência", que é o principal mote do Governo Bush, cai igualmente bem por essas bandas. A maioria da população brasileira - como a do resto do mundo - está apenas preocupada com o próprio umbigo e vê com muito maus olhos "generosidades" do seu país em relação aos outros (que o diga a classe média brasileira que critica as medidas de Lula em relação à Bolívia). Por todas essas razões, 89% é índice altíssimo, a indicar que não dá para ter a visão "Bush = EUA" sem ser, no fundo, xenófobo -- ou pelo menos tem uma "reatividade" demasiada. Sem dizer que é mais difícil tirar da "zona de conforto" para uma zona crítica (em relação a si mesma) uma sociedade que vive em bem melhores condições que a brasileira.
Toda vez que começa aquela pregação fanática anti-americana seria bom que olhássemos para nós mesmos (brasileiros) e perguntássemos: estamos tão melhor assim?

Marcadores: