Mox in the Sky with Diamonds

segunda-feira, junho 16, 2008

VOLANTES: EIS A QUESTÃO

Mauro Silva e Dunga, Dunga e César Sampaio, Emerson (Gilberto Silva) e Kléberson, Emerson e Zé Roberto. Essas foram as últimas duplas de volantes da Seleção, desde que Parreira "ousou" colocar dois cabeças de área no meio campo em 1994. Todos, durante os respectivos períodos, cumpriram satisfatoriamente as funções.
Dunga, por ironia um volante, se depara com uma situação distinta. Nenhum dos seus volantes -- Gilberto Silva, Josué e Mineiro -- mostra um bom futebol. Aliás, todos são discretos nos seus respectivos clubes. Todos esses com cara de "primeiro volante" estão em decadência.
O que vem acontecendo, e deve ser difícil para um cara como o Dunga perceber, é uma mudança no perfil dos volantes brasileiros. Nossos novos volantes são jogadores como Lucas, Hernanes e Anderson. Esses são os que vêm se destacando na Europa. São jogadores de perfil mais leve, que não se parecem com Makelele, Gattuso, Gravesen, Brocci, mas sim com Lampard, Gerrard, Pirlo, Fabregas, Iniesta e Gago. Sabem passar e vão à frente, correm menos e se posicionam melhor que os "cães-de-guarda". Não jogo fora o volante forte, mas, na ausência deste, é preciso adaptar o esquema a eles.
O Brasil deveria no mínimo contar com um desses três como titular, para os poucos ir entrando o outro. Gilberto Silva ou Mineiro poderiam seguir, um deles, titular, acompanhado de Lucas ou Hernanes ou Anderson. Dunga, se fosse bom treinador, deveria estar percebendo que o perfil do time deve mudar: não vale mais a pena, por exemplo, colocar três zagueiros para proteger os alas, como fez Felipão com Cafú e Roberto Carlos. Maicon e Gilberto são laterais médios. Por isso, ele deveria avançar os volantes, fazendo-os jogar no meio do campo mesmo (e não na cabeça da área, como joga o G. Silva) e segurando mais os laterais, para compor a defesa com Lúcio e Juan. Mineiro faria melhor esse papel acompanhado de Lucas, com Kaká e Diego logo à frente, e mais dois atacantes, dos quais Adriano deve ser um.
Na ausência de Kaká, Adriano deveria ser titular emergencialmente. O Brasil precisa de jogadores de assustem: Adriano, Robinho. Com esse grupo do Dunga, colocaria: Julio Cesar, Maicon, Juan, Lúcio e Gilberto; Mineiro, Hernandes, Anderson e Diego; Robinho e Adriano.

Marcadores: