Mox in the Sky with Diamonds

quarta-feira, junho 11, 2008

EUROCOPA: ALGUMAS APRECIAÇÕES

Até agora, vi poucos jogos da Euro. Portugal mostrou ser um time competitivo e talentoso. Começou hesitante, como quase sempre começam os times de Felipão, mas também costumam terminar rangindo os dentes e disputando o título. Ronaldo jogou bem, Deco foi muito bem e, de resto, a equipe foi eficiente. Quaresma, Nani e Moutinho são jogadores que não deixarão saudades de Rui Costa e Figo. Falta uma zaga mais segura -- Pepe, para minha tristeza zagueiro do Madrid, está sempre desorientado dentro da área no jogo aéreo, não tendo aprendido que se marca o atacante, e não a bola. Resultado: sempre há algum atacante adversário livre. A República Tcheca, por outro lado, mostrou que tem uma equipe consistente, mas inferior ao poderoso time que tinha como grandes craques armadores Pavel Nedved e Poborsky. Portanto, não deve ir muito longe.
A Holanda, como comentei, mostrou organização e poderio ofensivo, além de um contra-ataque mortal. Conta ainda com Arjen Robben no banco. Van der Vaart e Sneijder podem ter seu grande momento. A Itália, por outro lado, terá que se endireitar, mas quem aposta contra a Itália?
Suécia e Grécia são equipes médias, a primeira contando com o ótimo Zlatan Ibrahimovic; a segunda, mostrando que sua vitória na Copa anterior foi um aborto da natureza. A França foi uma decepção, mas acredito que crescerá ao longo da competição, especialmente com os ágeis atacantes Benzema, Henry e Rybery.
Por fim, não vi a Espanha nem a Alemanha. Espero uma boa competição da Espanha. Tem um time próspero. Nada explica a decisão, no entanto, de Aragonez de manter Fabregas, o melhor espanhol da temporada, no banco. Um meio-campo com Fabregas, Xavi, Iniesta e Silva, com Fernando Torres e Villa à frente. Não faz sentido Marcus Senna de titular.
Aposto, portanto, nas "zebras" Portugal, Espanha e Holanda e na "favorita" França. Acho que dessa vez as hegemônicas Itália e Alemanha não levam. Acho.

Marcadores: