Mox in the Sky with Diamonds

segunda-feira, maio 19, 2008

FALTA

Acho que Lula vem fazendo um bom governo, provavelmente dos melhores da nossa história, considerando que foi antecedido por militares e que o nosso suposto maior foi de inspiração fascista. Mas vai pagar um preço caro por alguns erros graves.
O primeiro e mais importante é, sem dúvida, o ambiental. Lula cai em contradição no seu discurso ambiental que prega para fora quando demite Marina Silva e claramente dá razão à ideologia desenvolvimentista de alguns dos seus ministros. Não dá para aceitar mais gente dizendo: "é para trabalhar", etc. Não. Não é não. Não dá para trabalhar onde destruímos o planeta. Não dá mais. A suposta solidariedade dos esquerdistas com os sujeitos envolvidos no processo cai quando olhamos os fatos no tempo, transformando-se em indiferença com os cidadãos do futuro. Não há bons argumentos. Empregos, trabalho, renda e desenvolvimento são bem-vindos; não, porém, a custa do meio ambiente. Não tem desculpas. Não tem mais "ponderação" de interesses. Os recursos naturais são finitos; a ponderação uma hora irá fazer desaparecer. A lógica jurídica é insuficiente para o problema. Não há mais conciliação. Não há mais tempo.
Não me ofendo nem acho má idéia a internacionalização da Amazônia. Depende, claro, de qual internacionalização. O Brasil, ultimamente, está pondo em risco a humanidade. Nacionalismo é uma bobagem, o problema é mais urgente. Não há mais tempo para entregar terras para grileiros, autorizar o desmatamento e piorar ainda mais a situação do mundo.
O Brasil precisa aderir de vez ao desenvolvimento sustentável. Estradas, ferrovias e outras obras são boas, mas com cautela. O discurso de gente como Dilma Rousseuf ou Blairo Maggi me assusta. São incapazes de olhar alguns centímetros além da sua visão no tempo.
Segurança pública, corrupção, educação e reforma política são outras áreas de desleixo do Governo Federal, que foi bem na economia e nos programas sociais. O tempo irá cobrar seu preço por tudo isso.

Marcadores: