Mox in the Sky with Diamonds

sexta-feira, abril 04, 2008

HUGO, BOA CONTRATAÇÃO

Descartadas nossas reservas passionais contra Hugo pelo que fez com o Grêmio em 2006, devemos reconhecer aí uma grande contratação. Hugo vinha jogando tanta bola no Olímpico que deve ter imagina que, em pouco tempo, estaria na Seleção Brasileira, com a transferência ao São Paulo. Não funcionou.
Se confirmada a contratação e também contratarmos Rochemback, apesar do lamentável desempenho do Grêmio na última quarta, finalmente estaremos montando um time competitivo. Com um meio com Eduardo Costa, Rochemback, Roger e Hugo, e Soares e Perea na frente, estamos bem competitivos. Jean ainda não me passa segurança suficiente, talvez trazer um xerife absoluto fosse adequado. A propósito, pelo que vêm jogando Hidalgo e Pico, a vaga de titular é de Bruno Telles, o mais regular dos três.
Por outro lado, discordo frontalmente de Wianey Carlet quando acha que é necessário três jogadores de forte marcação no meio. Dois é o suficiente, desde que os laterais subam alternada e moderamente. Chelsea, Barcelona, Madrid, Manchester e outras grandes equipes jogam assim. A única equipe que realmente empilha volantes é o Milan, e se viu no que deu nessa temporada esse buraco entre meio e ataque, a deixar um Pato desamparado e Kaká com dois ou três marcadores sobre si. O Grêmio pode jogar com Roger e Hugo, desde que um lateral fique e os dois volantes protejam com eficiência a defesa. Seis jogadores é o suficiente para defender, desde que os de frente marquem pressão e atrapalhem a saída de bola.
Com Hugo e mais um volante, o Grêmio pode finalmente ter um time competitivo para um campeonato que promete ser difícil -- temos que enfrentar equipes bem armadas como Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Flamengo, Cruzeiro e Santos -- basta que Celso Roth não resolva dar de Professor Pardal, como fez na quarta, colocando Thiego no lugar de Nunes e depois, em pleno gramado alagado, resolveu optar pelo jogador leve [André Luiz] e não o centroavante mais trombador [Tadeu].

Marcadores: