Mox in the Sky with Diamonds

quinta-feira, março 20, 2008

A TRÍPLICE COROA, O GÊNIO E OS DESAFIOS

Um time que pouco vem sendo comentado é o Bayern de Munique que, ao detonar o Wolfsburg por 2 a 0 ontem, na Copa da Alemanha, pode ter encaminhado discretamente a tríplice coroa que inclui também o Campeonato Alemão -- que lidera com 5 pontos de vantagem -- e a Copa da UEFA, na qual é disparado a melhor equipe e favorito absoluto. Vi uns dois ou três jogos do Bayern esse ano. Me parece uma equipe bastante interessante, que investiu um bom dinheiro depois do fracasso do ano passado. Luca Toni mostrou-se um centroavante bastante eficiente, embora não seja brilhante tecnicamente, e vem se consolidando como grande artilheiro na Alemanha. Os outros investimentos - Ribery e Zé Roberto - também mostram serviço, o primeiro com bastante destaque. Embora não seja também um craque, Ribery corre, dribla, articula, cruza e bate faltas com qualidade, sendo por isso ótimo jogador de meio campo. Além deles, o Bayern conta com Klose, que sempre faz seus gols, e a bela opção de Podolski. Na articulação, ainda tem o garoto Schweinsteiger [precisei olhar como se escreve isso, :-)] e a revelação Altintop, que vem fazendo boas partidas. De enganador apenas Marc Van Bommel, jogador que bate muito e rende pouco. De resto, tem bons zagueiros [o brasileiro Breno aguarda uma chance, p.ex] e bons laterais [Sagnol, titular da seleção francesa, e Lahm, titular da alemã]. Discretamente, o Bayern encaminha a tríplice coroa e se candidata para a volta às cabeças dos torneios europeus na próxima temporada.
O gênio é Cristiano Ronaldo, que bateu o número de gols marcados do George Best e é o primeiro no inglês. Ronaldo é favoritíssimo a melhor do mundo. Não é algo que invalide a eleição anterior: de fato, Ronaldo vem jogando muito mais esse ano que jogava ano passado. Marca mais gols e decide mais as partidas. Alex Ferguson estava certo em não se aposentar, sob o argumento de que tinha a melhor equipe dos últimos anos nas suas mãos: um técnico com opções como Anderson [que joga com plena segurança, mas tem mais ainda na manga], Nani, Tevez, Giggs, Rooney, Scholes e Saha está bem servido. Diga-se a favor de Ferguson que ele comandou, meticulosamente e com mão-de-ferro, essa renovação, dispensando jogadores como Beckham, Nistelrooy, Véron e Keane. Hoje, nenhum time joga como o Manchester.
Por fim, ontem vi o jogo do Fluminense contra o Libertad. Os gremistas devem olhar esses jogos também, não apenas os do Gauchão, que nos nivelam por baixo. No Brasileirão, vamos enfrentar time como o Flu, que tem vários jogadores muito bons, como Tiago Neves, Conca, Gabriel [que, entretanto, marca mal], Tiago Silva e o goleador Washington, sem falar nos desfalques Dodô e Leandro Amaral. É com esses que o Grêmio tem que se comparar. Com Cruzeiro, que tem Wagner, com o Palmeiras, que tem Diego Souza, Valdívia, Kléber, com o Santos e seus Klébers, com o São Paulo de Adriano, Jorge Wagner, Hernanes e Richarlyson. O desafio é muito maior.

Marcadores: