Mox in the Sky with Diamonds

domingo, março 30, 2008

MANCHESTER UNITED = SEM PALAVRAS

Faz muito tempo, talvez desde o Real Madrid dos galácticos enquanto jogava, que não vejo uma equipe jogar um futebol tão poderoso quanto o do ManUnt atual. Posso lembrar do mortífero Arsenal campeão invicto, um time com o contra-ataque mais letal, do Chelsea de Mourinho com dois ponteiros, especialmente na primeira temporada, e sobretudo e do Barça de Messi, Eto'o e Ronaldinho que trucidou Chelsea, Milan e Arsenal, a partir de atuações esplendorosas dos seus três fantásticos à frente. O Manchester, no entanto, vem mostrando um grau de compactação e bom futebol indescritível. Favoritaço ao título da Championsleague.
No seu esquema tradicional, com duas linhas de quatro jogadores e dois atacantes, o ManUnt consegue, simultaneamente, ser sólido defensiva e ofensivamente. Brown, Vidic e Ferdinand são três muralhas dificilmente ultrapassadas, e Evra ainda apóia bem. Na linha do meio, Sir Ferguson faz rotações, colocando no miolo Scholes e Anderson, quando quer ser mais ofensivo, ou Carrick e Fletcher, quando quer segurar mais o time. Os ariscos Ronaldo e Giggs sobem livremente pelos flancos, partindo do meio campo, em posição que não existe no futebol brasileiro. Tem mais Nani, habiloso português que chega à frente com muita velocidade. Na frente, Rooney e Tevez ou Saha completam a equipe.
Tecnicamente, Ronaldo vem jogando genialmente como seu colega do Barça vinha jogando há dois anos atrás. Vejam o vídeo dos melhores momentos aqui. Um gol e uma assistência de letra. Vem fazendo gols e decidindo as partidas. Na frente, Rooney marca e dá assistência a granel. Tevez joga bem, Giggs mantém a forma, Anderson dificilmente erra um passe. Nosso garoto gremista joga à vontade, compreendendo o espírito do futebol inglês que não permite grande condução de bola, mas o toque de primeira.
Fiquei abismado: o time do Aston Villa não é fraco, mas foi simplesmente esmagado pelo Manchester. É quase covardia.

Marcadores: