Mox in the Sky with Diamonds

segunda-feira, março 17, 2008

LOS COCHES

Em São Paulo, não se fala de outra coisa -- pelo menos na mídia -- que nos engarrafamentos gigantescos.
Uma das coisas interessantes que vi numa carta de leitor da FSP é que, de fato, não há qualquer estímulo ao ciclista no Brasil. É mais que necessário que criemos pistas especiais nas grandes avenidas para os ciclistas. É mais saudável, desafoga o trânsito e menos poluente. Holanda, Alemanha e outros países europeus estimulam aos montes as bicicletas. Parece bobo? Não é. Nem todo mundo andaria até a esquina com seu carrão se houvesse chance de andar seguro sobre duas rodas. Mas andar com segurança, não desse jeito terrível que hoje em dia os ciclistas são obrigados a aturar.
Outra coisa que me parece interessante é que, desde as instigantes análises críticas da Escola de Frankfurt, "saiu de moda" filosofar duramente sobre algumas questões cotidianas. O fato de andarmos em tanques de guerra, muitos literalmente blindados, fechados para o exterior, não pode ser questionado, criticado, sob pena do filósofo ser acusado de arcaico. O fato de vivermos com vidros fechados e escuros, de acelerarmos em vez de frearmos quando vemos alguém atravessando, de só enxergarmos nosso interesse nos engarrafamentos, os celulares que nos separam da convivência com quem está na nossa frente, os Ipods que nos isolam do mundo exterior, os escadas rolantes que estão nos deixando bolas de carne, enfim, toda essa parafernália tecnológica é verdadeiramente inquestionável.
Não podemos, quem sabe, desacelerar? Filas nos aeroportos, ansiedade nas estradas, trabalho por celular, comida fast food -- será que não estamos ficando loucos?

Marcadores: ,