Mox in the Sky with Diamonds

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

INJUSTIÇAS

A mídia detona o Governo Lula quase todos os dias. Até certo ponto, com absoluta razão. Primeiro, por uma função, digamos assim, institucional, quer dizer: cabe a imprensa fiscalizar, criticar, evitar idolatrias. Por outro lado, o Governo Lula não deixou de manter relações fisiológicas no meio político, cooptando grande parte do arsenal podre que descansa em Brasília e incrementando os cofres dos dirigentes sindicais pseudo-socialistas [ou do tipo: socialismo para o meu bolso].
É incrível, no entanto, a falta de reconhecimento pelas iniciativas boas que vem tomando o Governo. Como eu já repeti por aqui mais de dez vezes, basta ler os posts de 2002, 2003 e 2004 para vocês verem que o "Bolsa-Família", antigo "Fome Zero", era tratado como fracasso absoluto. Sem nenhum dado. Puro chute. Escrevia por aqui seguidamente que precisávamos de dados para avaliar o sucesso ou fracasso do programa. Quando a mídia viu, Lula já estava reeleito pelo sucesso da iniciativa.
Acredito que Lula investe corretamente nas prioridades do país. Sem grande choque político ou econômico, ele toma medidas em focos que são exatamente os prioritários: aqueles que estão abaixo da linha da cidadania. Nenhum país decente pode tolerar essas condições. A Europa já resolveu isso há muito tempo; desde T. H. Marshall, pelo menos. Na realidade, há bem mais tempo. Podemos ler a Revolução Francesa como um cortar-de-cabeças daqueles que queriam a perpetuação dessas condições. Da mesma forma, os EUA já nasceram sob uma visão contratual de sociedade, o que tornou a integração mais fácil.
Leio hoje na FSP, coluna de Melchiades Filho, mais uma versão desse jornalismo pasteurizado que consiste em basicamente adotar uma posição de ceticismo e pessimismo, sem analisar concretamente o que acontece. Ele fala sobre o "Territórios da Cidadania", que pretende levar benefícios (Farmácia Popular, Luz para Todos, etc.) para a população rural. Seu tom é igualzinho aquele que tinha a mídia em relação ao "Fome Zero".
Espero que, mais uma vez, a mídia engula suas críticas. Não para o bem de Lula; mas para o do Brasil. É preciso de vez que sejamos um país decente, e isso significa que precisamos eliminar condições de pobreza absoluta como prioridade número um.

CUBA
Eu já disse tudo que tinha a declarar sobre a renúncia de Fidel. Mas Idelber Avelar, mais uma vez, conseguiu reproduzir em uma coluna tudo que há para ser dito sobre o tema. Cliquem aqui e leiam.

Marcadores: