Mox in the Sky with Diamonds

terça-feira, novembro 20, 2007

MENOS MAL

Se o Grêmio parece ter desperdiçado a chance de classificar novamente para a Libertadores, ante a fraqueza do grupo, aparentemente o pior, que eu vinha cogitando, está afastado.
Mano Menezes é mesmo um cara sensacional. O problema da sua renovação era mesmo a presença de uma equipe reforçada na próxima temporada. É impressionante. Em pouco tempo, Mano será reconhecido como o maior treinador do país. É, disparado, muito melhor que Muricy. O único que realmente tem tarimba para competir com ele é Luxemburgo, pelo histórico, e Felipão. O restante não tem a mesma precisão na leitura do jogo nem o mesmo gênio tático. A atenção de Mano aos detalhes técnicos -- por exemplo, recentemente declarou que a baixa avaliação de Bustos se deve a ausência de jogadores que cavem faltas perto da área, como Blas Perez - e táticos não é normal. O cara é MUITO inteligente.
É difícil, estando nesse patamar, não ser arrogante com os burros da imprensa. O que tem de chutador nas jornais e rádios do RS é algo...
Quanto aos reforços gremistas, espero uma reformulação completa do meio pra frente, podendo se manter alguns bons jogadores, como Diego, Tcheco, Eduardo Costa. Alguns que já foram ótimos, caso do Sandro, estão no final do ciclo, visivelmente velhos ou desgastados demais. É dar um time pro Mano que ele é campeão da Copa do Brasil.
.
"TORCIDA" -- OS PAULISTAS SÃO RIDÍCULOS
Qualquer pessoa que lê esse blog sabe que a última coisa que sou é bairrista. Critico e acho ridícula uma série de "conceitos" gaúchos, um monte de bobajada empilhada que cega o pessoal das verdades mais óbvias. Isso, no entanto, não me impede de criticar outros lugares.
Nada é mais ridículo do que o hábito paulista de vaiar a seleção. De vaiar os clubes. Enfim, de vaiar. Isso é patético. Não dá para a imprensa ficar dizendo -- e achando bonito -- que torcida vaiará a seleção. Quer vaiar, não vá ao jogo. Detesto esse espírito de porco secador que é, na verdade, a indignação bem parecida com o cara do "Cansei", tipo, "eu só me fodo, ninguém faz nada, todo mundo é incompetente, buuuuuu".
Torcida que vaia não é torcida. Isso, além de outras coisas, nós deveríamos aprender com os hermanos.
.
E A EQUIPE
Como montar a Seleção? O pessoal que não vê futebol critica o Ronaldinho por estar jogando muito atrás e o Kaká muito na frente -- e o Robinho na ponta. Ora, é exatamente assim que eles vêm jogando nos clubes. Ronaldinho recua pra que Henry caia na esquerda, basta ver alguns gols nessa temporada do Barça para ver que ele está vindo de trás. Kaká é um segundo atacante no Milan desde a temporada passada. E Robinho, que não jogou absolutamente nada, vem pela esquerda no Madrid.
No entanto, não vem funcionando. O Brasil é constrangedoramente sem meio-campo. Talvez aquilo que pareça mais obceno -- que eu mesmo havia rejeitado -- comece a se impor: pensar em sacar Robinho do time e colocar mais um meio-campista, alguém como um Juninho Pernambucano para fazer a bola circular. Elano ou Diego seriam os jogadores do grupo para a função. Talvez até o Lucas caia bem por ali, podendo-se colocar outro volante que jogue mais que o Mineiro, já que a marcação se reforça.
.
NOVIDADES
Alguns comentários no próximo post. Kings of Leon, Caribou, PJ Harvey, Apparat e Dinosaur Jr. Agora, só um aperitivo:



Kings of Leon, "Fans"


Caribou, "Melody Day"