Mox in the Sky with Diamonds

segunda-feira, outubro 22, 2007

ACENDEU A LUZ

A derrota para o Flamengo deve colocar os gremistas em situação de cautela. Além da aproximação do time da Gávea da zona da Libertadores, com todos os favorecimentos que já podemos esperar daqui para diante, a disputa com Palmeiras, Santos e Cruzeiro fica mais acirrada.
As razões da derrota do Grêmio são as mesmas que venho falando há tempos aqui, mesmo quando o time estava na melhor fase: a equipe é fraca. O que permitiu ao Grêmio subir tanto na tabela é a fraqueza dos demais clubes. Mesmo Palmeiras, Santos e Cruzeiro não têm grandes equipes. O nível do campeonato brasileiro está muito baixo, tendo como destaques alguns -- Jorge Wagner, Diego Tardelli, Aloísio -- claramente medianos, sem capacidade para brilhar em campeonatos mais competitivos.
A política de contratações do Grêmio ao longo do ano foi ridícula. Infelizmente, a ausência de Renato Moreira parece ter prejudicado muito a equipe.
Um time que não tem um atacante confiável precisa matar um leão por jogo para chegar à Libertadores. A equipe do Grêmio estaria, em um Brasileirão competitivo, para o nível de Sul-Americana. Jonas, Tuta, Marcel, Ramón, Everton -- nenhum deles é atacante para a estatura do Grêmio. No máximo, dois deles poderiam ser a dupla de ataque RESERVA. Além disso, a Direção também falhou em não contratar pelo menos um meia de ligação agressivo, capaz de chegar contundentemente ao ataque. Tcheco e Diego Souza, os melhores jogadores do tricolor, não são dessa função. O time fica com um buraco entre meio e ataque; cada jogo é um parto para fazer gols.
Só há uma explicação para a campanha do Grêmio: MANO MENEZES. O treinador do Grêmio, sinceramente, é um gênio na leitura do jogo -- jamais discordei da sua leitura, ainda que por vezes das suas decisões. Ele visivelmente sabe os pontos fracos da equipe. Mas o que fazer, se a Direção não lhe deu melhores recursos?
É aí que entra meu medo. A promessa de Mano é seguir se nos classificarmos à Libertadores. Paulo Pelaipe é fanfarrão, nós sabemos, e suas afirmações de que estaria 99% com chances de renovação pode ser puro blefe. Se o Grêmio não se classificar à Libertadores, Mano, conhecendo a política de contratações, pode querer dar algum salto mais alto, buscando uma equipe mais forte -- onde fatalmente será campeão.
Esse é meu medo.
.
Trilha sonora do post: Yo la tengo, "A worrying thing".