Mox in the Sky with Diamonds

quarta-feira, novembro 28, 2007

FISICALISMO SIM

Vejam o seguinte artigo publicado na Folha de São Paulo:



O seqüestro do espírito
MILTON R. MEDRAN MOREIRA

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Quem disse que o espírito é propriedade da religião? Antes desse apossamento, a filosofia cuidara dele com melhor competência
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A QUESTÃO do aborto é tormentosa porque mexe com uma profunda angústia humana: não temos ainda um conceito definitivo de vida.
É verdade, não faz muito tempo, realizamos grande façanha, mapeando os genes humanos. Deciframo-nos biologicamente, mas ainda não fomos capazes de decifrar o enigma da vida.
Seu conceito reclama um enfoque multidisciplinar e, se uma síntese um dia for possível, necessariamente será fruto de amplo acordo entre a ciência e a filosofia. Um feito bem mais importante do que o festejado mapeamento do genoma humano.
Podemos dizer que todas as nossas inquietações em torno da vida e da morte derivam desse vácuo, do fosso de ainda não nos havermos decifrado.
Dois mil e quinhentos anos pós-Sócrates, não fomos capazes de atender sua conclamação de conhecermos a nós mesmos.
O início e o fim do que convencionamos chamar vida, para efeitos biológicos e jurídicos, nem sempre têm fechado com aquilo a que nossas experiências e perquirições filosóficas nos têm conduzido. Legitimamente, permitimo-nos ajuntar outros fatores ao conceito de vida que extrapolam o campo da biologia e não são levados em conta pelo direito positivo.
Faz bem em desconhecê-los o direito. Não lhe restou outro caminho. A modernidade colocou-nos num terrível dilema. Tendo ela sucedido a um longo período em que a filosofia se tornara serva da teologia, o homem moderno precisou optar entre o conhecimento científico, provisório e mutável e os dogmas impingidos como definitivos e imutáveis. A vida, assim, se dicotomizou no sagrado e no profano. Nesse partilhamento, as questões do espírito passaram ao domínio da religião, e as da matéria, em que aparentemente se situa a vida, foram confiadas à gestão da sociedade politicamente organizada.
Estavam demarcados os dois campos em que se movimenta a modernidade: a visão religiosa e a secular. Mas quem disse que o espírito é propriedade da religião? Muito antes desse apossamento, a filosofia cuidara dele com melhor competência.
Há na história do pensamento uma rica tradição filosófica, iniciada com Sócrates e Platão e que fluiu, na modernidade, com o pensamento de filósofos idealistas. Nela, cuida-se da realidade humana justamente a partir do espírito e se sintetiza nele a mais íntima e ampla identidade humana. Aí estão Kant, Schopenhauer, Leibniz, Espinosa e tantos outros. Na literatura, fizeram-lhes coro Shakespeare, Victor Hugo e muitos mais.
Por que desprezar essa contribuição? Por que a falta de coragem de enfrentar o materialismo científico pós-moderno, permitindo-nos indagar sobre o homem a partir daquilo que lhe é mais real, vivo e concreto: o espírito? Comodamente, tachamos tudo o que a ele se refere como coisas da religião, pertencentes aos imperscrutáveis domínios da fé. No século 19, atento a essa tendência, um pedagogo francês propôs a realização dessa síntese no que denominou espiritismo. No Brasil, a proposta encontrou excelente ressonância, mas não deixaria de sucumbir à avassaladora dicotomização a que se submeteu toda a realidade humana.
Como tinha de escolher um lado, assumiu a condição de religião. Perdeu com isso. Sempre que temas tão importantes, como o do aborto, vêm à baila, é levado de roldão a associar-se às atitudes mais retrógradas e fundamentalistas na suposição de que essa é a melhor companhia para seus postulados filosóficos em defesa da vida.
Não é. O espírito, como realidade fundamental, sugere atitudes de humanismo que não se compatibilizam com os dogmas religiosos. Leva, por exemplo, a admitir que, no processo de gestação da vida biológica, podem se contrapor direitos naturais de diferentes sujeitos, como a gestante e o nascituro. E que não é justo sacralizar os de um em detrimento dos do outro.
Como o faz a fé.
Não só entre os espíritas, mas disseminadas pela sociedade toda, pessoas orientam suas posições diante da vida a partir da realidade fundamental do espírito como entidade preexistente à vida física. Defendem que essa condição, diversamente do dogma religioso da criação da alma no momento da concepção, conduz a atitudes mais tolerantes e humanistas. Vislumbram no fenômeno da vida um processo dinâmico, teleológico, que, em qualquer circunstância e malgrado acidentes de percurso, conduzirá a um estágio de felicidade e plenitude a que todo indivíduo tem direito.
Mas os que assim pensam restaram condenados ao silêncio. Não são chamados a opinar sobre as grandes questões da vida. Porque o espírito foi seqüestrado pelo formidável conluio pós-moderno materialismo/religião.
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MILTON R.MEDRAN MOREIRA, 66, procurador de Justiça do Rio Grande do Sul aposentado e jornalista, é presidente da Confederação Espírita Pan-Americana. É autor de "Direito e Justiça, um Olhar Espírita".

É incrível que, apesar de todo avanço das neurociências, continuemos acreditando em "espírito" em sentido literal [melhor seria dizer, para evitar confusões: alma]. Fico pensando o que passa na cabeça dos espíritas e religiosos em geral quando a pessoa perde um pedaço do cérebro e, com isso, parte das lembranças e parte das capacidades humanas, como sentir emoção ou fazer operações lógicas. Parte do "espírito" já "subiu"? Não consigo entender.
A correlação entre "espírito" e "corpo", ou seja, o dualismo, é algo que já encontrou tratamento adequado em filósofos como Merleau-Ponty e, mais próximo dos nossos dias, temos o fisicalismo da filosofia da mente de Donald Davidson, conhecida como "monismo anômalo", que elimina a possibilidade de pensarmos a mente fora do corpo, algo que Rorty chama de fisicalismo não-redutivista.
Não existe "fantasma na máquina", pessoal!

Trilha sonora do post: Dinosaur Jr., "This is all I came to do".

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