Mox in the Sky with Diamonds

segunda-feira, julho 07, 2008

FROM THE 90'S: IN A GOOD SHAPE

É impressionante como as melhores bandas dos anos 90 continuam lançando discos relevantes e, via de regra, bem superiores aos das bandas dos nossos dias. O Oasis lançou um discaço há três anos atrás ("Don't believe the truth"), com muito do vigor juvenil de "Definitely Maybe" (1994). O Portishead, dez anos depois do último lançamento, lançou o espetacular "Third" (2008), certamente o disco do ano até agora, consagrando o melhor da música experimental da década em uma bela viagem psicodélica. O Radiohead, ano passado, lançou seu terceiro melhor disco, perdendo apenas para os clássicos "Ok Computer" (1997) e "Kid A" (2000), sem nenhuma música ruim, consistente e moderníssimo. Três bandas poderosas dos anos 90 deixaram para trás muita gente britânica com prestígio nesses anos 2000, como o Franz Ferdinand, Libertines ou Arctic Monkeys. Mesmo Damon Albarn, embora fora do Blur, lançou um ótimo trabalho com o The Good, The Bad & The Queen (2007), em desvairios psicodélicos mergulhados em spaghetti western.
Esse ano, da mesma safra do rock britânico anos 90, lançará seu álbum do The Verve. Espero que a bandaça de Richard Ashcroft, que esperava ansiosamente, mantenha o nível dos seus pares. O rock britânico, apesar de bombadão na sua terra e cheio de hype, está dependente das suas grandes bandas da década passada.
Para quem não se lembra do poderio da banda de Richard Ashcroft e Nick McCabe, recomendo assistir o vídeo abaixo. É orgasmo certo.


Marcadores: