Mox in the Sky with Diamonds

sexta-feira, setembro 21, 2007

O DRIBLE DA FOCA



Sou um admirador de Ruy Carlos Ostermann. Acho que esse comentarista realmente faz jus ao status de "Professor", como sempre costumo me referir a ele. Surpreendeu-me, no entanto, que o Professor tenha aderido enfaticamente a uma posição contra o "drible da foca", do garoto Kerlon, do Cruzeiro.
É incrível! Não existe NENHUM argumento razoável que justifique a postura dos jogadores de afirmar o que vêm afirmando - a não ser o medo de ser driblado. Não bastasse a qualidade absolutamente medíocre desse campeonato brasileiro -- a campanha do Grêmio, Santos, Palmeiras e Vasco, com os times medianos que têm, é prova disso -- ainda por cima não permitem a um jogador que inventa uma nova jogada a executá-la. Desrespeito? Como assim! Ele não está fazendo embaixadas no meio do campo, está indo em direção à área com uma técnica que dificulta tirar a bola. O drible é absolutamente legal; não infringe nenhuma regra. Cabe aos zagueiros encontrar uma forma de tirar a bola. Os inteligentes até já sabem como: basta colocar o corpo na frente do jogador, antes dele chegar, e será falta de ataque, pois ele está olhando para cima. Tão simples!
A discussão é vergonhosa!
Infelizmente, emburrecemos -- e nosso futebol afunda-se na latrina.
.
THE CLIENTELE
A primeira vez que ouvi essa banda -- depois de alguns elogios por aí -- achei açucarada demais, um tipo de twee pop meio irritante. Larguei de mão, mas, devido às críticas que vinha recebendo, mantive os arquivos.
Mau diagnóstico! Ouvindo novamente, posso dizer que é provavelmente a banda que soa mais parecida com os Beatles da nova geração. Uns Beatles, claro, modificados pelo tempo, lembrando muitas vezes Mojave3. Mas os vocais bem harmonizados parecem os Beatles do "Abbey Road" e "Let it Be". Ou seja: requerem certa atenção.
.
PRIMEIRA RODADA DA CHAMPIONSLEAGUE
O Madrid venceu com competência. Há, no entanto, um claro problema de meio campo, que Schuster precisa resolver com mais marcação. Achei que Sneijder, que fez excelente início de espanhol, fosse mais um armador, mas pelo jeito é mais um meia agressivo. Talvez o retorno de Diarra dê mais solidez ao meio. Vamos ver.
Já o Barça confirmou minhas expectativas: é o provável campeão. Messi se encaminha para ser melhor jogador do mundo. A tendência é Ronaldinho voltar a crescer [fez boa exibição, mas é incrível como está queimado] e Henry jogar o que sabe, depois que entrosar. Abidal e Yaya Touré pareceram bons jogadores, contratações que vieram bem à equipe. Já Gabriel Milito é um zagueiro mediano: é incrível como o burro Rijkaard pode deixar AINDA Thuram no banco. Ele não aprendeu que entregou o jogo em Yokohama!
.
"MENSALÃO"
A cobertura do "Mensalão" mineiro deixa bem claro que existem dois pesos e duas medidas na mídia. Suave, pouco crítica e quase benevolente -- bem diferente das duras colunas que vem contra o PT quando ele é envolvido.
A mídia deixa de abordar o que todos sabíamos, há tempos: o esquema do "Mensalão" é uma "carona" que o PT pegou em financiamentos eleitorais ilícitos que o PSDB fazia, quando Governo. O elo é Marcos Valério. Tudo que li, desde a explosão do escândalo, levava a isso. Mas parecem existir interesses que encobrem as obviedades.
.
.
Trilha sonora do post: The Clientele, "Here comes the phanthom".