Mox in the Sky with Diamonds

quarta-feira, setembro 12, 2007

IMPRENSA INJUSTA
Todos sabem que não estou junto com os petistas que acham que os dois únicos bons jornalistas do Brasil são o Paulo Henrique Amorim e o Mino Carta, ou seja, os dois que falam bem de tudo que vem do PT e mal do PSDB, além de, claro, aderir à tese do golpismo da mídia.
Mas isso não significa que não possa ter uma postura crítica em relação aos jornais.
Quando o "Fome Zero" foi lançado, podem conferir nos posts, sempre fui cauteloso na sua avaliação. Dizia que era preciso dar tempo para ver os resultados. A mídia, por outro lado, condenava em bloco o programa, afirmando que "era um fracasso" pela ineficiência e daí por diante. Depois, teve que engolir Lula ser reeleito pelos beneficiários do Bolsa-Família, mostrando que o programa foi bem sucedido em chegar aos seus destinatários, além de ter que admitir que não se tratava de simples "assistencialismo", como alguns diziam, mas sim mecanismo de inclusão social efetivo.
Agora acontece o mesmo. A imprensa alardeou que o Governo perdia a chance de o Brasil crescer [qualquer semelhança com o discurso de Alckmin NÃO é mera coincidência], pois não chegava aos 5%. A frase do "espetáculo de crescimento", usada uma vez pelo Presidente, era repetida à exaustão para atacá-lo.
E então, agora que o IBGE registra que o Brasil vai crescer 5%? Nada se diz. Procura-se outra maneira de atacar o Governo.
Não ganho nada para defender Lula e nem pretendo ser mais um desses fanáticos que nem pensam mais. Entretanto, um pouco de reconhecimento a um bom Governo viria bem; pelo menos para a parcela mais ética da mídia.
.
FINALMENTE
Finalmente Sarkozy e Merkel começam a discutir o que interessa: como vamos "domar" o capitalismo financeiro.
Lembremos que todos os ciclos do capitalismo começaram como esse recente: condições de trabalho selvagem, concorrência desleal, prevalência dos princípios favorecedores ao mercado. Entretanto, com o tempo, houve uma domesticação política e jurídica da economia, principalmente após Keynes.
Precisamos de um Keynes novo; mas alguém que realmente pensa contra Keynes para que ocupe seu lugar. Uma regulação em nível internacional, domando os mercados selvagens da China e asiáticos, é mais que necessária.

RONALDINHO
O desempenho de Ronaldinho no amistoso contra os EUA e nas primeiras rodadas do Campeonato Espanhol apenas confirma aquilo que qualquer pessoa que entenda de futebol e não esteja de má-fé já sabia: Ronaldinho passava por um momento de estafa física e mental, depois de duas temporadas perfeitas, e acabou tendo seu rendimento diminuído. Agora, a tendência é que volte ao seu lugar de melhor do mundo.
Há críticos que vivem de "urubuzar" os outros. Como não têm conteúdo, precisam eleger culpados. O que me preocupa é que Dunga os ouça demais.
Aliás, com as atuações de Ronaldinho, o Barcelona provavelmente se confirmará como melhor equipe da Europa.
.
PELAIPE - UM DESASTRE
Rodrigo Mendes e Kelly, ambos contratados após CIRURGIA NO JOELHO, se lesionam NO JOELHO e provavelmente não jogarão o resto da temporada. Que competência, hein! Afinal, todo mundo sabe que essas lesões no joelho são comuns, não interferem em nada no desempenho do jogador.
Com isso, nos sobram para o ataque Tuta e Ramón, e mais adiante Marcel. Com esse ataque, dificilmente o Grêmio chega à Libertadores.
Para uma equipe que, lembremos, poderia estar pau-a-pau com o São Paulo com facilidade.
.
.
Trilha sonora do post: Bright Eyes, "Easy/Lucky/Free".