Mox in the Sky with Diamonds

sábado, abril 21, 2007

AGORA É DESTRUIR O CERRO

Image Hosted by ImageShack.us


O GRÊMIO sabe, porque já jogou muitas, que para vencer na Libertadores é preciso dar a vida. Eu ACREDITAVA que era possível reverter o vergonhoso placar de Caxias -- o Grêmio havia amassado, sem grande esforço, o time na fase classificatória -- agora era o momento de repetir tais atuações, com maior afinco. Além disso, o Caxias era visivelmente uma equipe jogando acima dos limites na primeira partida. Isso não iria se repetir.

Agora é ir para cima do Cerro e esperar que, com a entrada de Gavilán, Kelly e Amoroso o time engrene de vez, nos fazendo lembrar a máquina de 2006. A propósito, quem deve perder a posição?

Manic Street Preachers
Image Hosted by ImageShack.us
Depois do belo "Lifeblood" (2004), a banda de James Dean Bradfield deixou vazar seu novo álbum, "Send away the tigers". Ao que parece, a fórmula do trabalho anterior não foi significativamente modificada: guitarras limpíssimas conduzem as melodias com riffs matadores e o foco está no vocal -- tudo para o crooner JDB.
"Underdogs", que já havia vazado, é um tema espetacular, empolgante, rock. Mas a melhor canção parece ser "Your love alone is not enough", com a participação da voz sempre sexy de Nina Person, dos Cardigans, em belo dueto -- poderia ser uma música mais pesada dos Cardigans, não fosse o riff matador que supera a banda nórdica.
Se o álbum, nas primeiras ouvidas, não parece ter alcançado o status de excelente, trouxe, já desde a primeira impressão, algumas músicas espetaculares. Até agora, a idéia é que "Send away the tigers" está, mais ou menos, como o novo do Idlewild.
.
ROCK BRASILEIRO? Do bom...
Os leitores sabem que esse blogueiro não tem grande afeição pelo rock nacional. Afora Los Hermanos, Mutantes e mais meia dúzia, considero todo o restante, e aí incluídos muitos "ídolos" indiscutíveis na imprensa [ex., Titãs e Ira!], um saco.
Não vejo razões para o nacionalismo. E não é diferente na música. Se posso ouvir uma banda britânica ou yankee melhor, não vejo por que razão deveria eu perder meu tempo com Cachorro Grande [que nem é das piores].
Mas eu tenho boas notícias! Gostei muito de "Seres Verdes ao redor: músicas para samambaias, animais rastejantes e anfíbios marcianos", álbum da banda Supercordas. Como parece óbvio, a praia ali é a psicodelia: com um clima altamente bucólico, a banda revive basicamente Mutantes e Raul Seixas, mas não se detém em um retrô chato [defeito de 9 em cada 10 bandas nacionais] que parece não enxergar onde anda o rock. Às influências nacionais é possível acrescentar certo toque de dream pop, leia-se especialmente a duplinha Flaming Lips/Mercury Rev, que reprocessaram os Beach Boys e criaram esse monstro do pop-não-pop.
O Supercordas merece uma chance e espero que cheguem aí para ficar.
.
.
Trilha sonora do post: Manic Street Preachers, "Indian summer".