Mox in the Sky with Diamonds

sábado, março 10, 2007

De que lado você está?




GEORGE WALKER BUSH é, sem sombra de dúvidas, uma das figuras mais desprezíveis do cenário mundial. Provavelmente o pior Presidente da história dos EUA, já começou seu primeiro mandato, há uns sete anos atrás, falando em "guerra" e "inimigo", quando não se ouvia tal retórica desde a época da Guerra Fria. Causou estranheza. Bush representa tudo que há de pior nos EUA: puritanismo, conservadorismo, militarismo, indústria bélica e plutocracia. Governa para os ricos e ainda defende campanhas militares -- certamente o que mais me oponho.

Isso significa que vou vestir nariz de palhaço e ir para a esquina democrática protestar contra Bush?
Até poderia ser, mas não da forma como alguns esquerdistas fazem. O Brasil e os EUA começam negociações importantíssimas para fazer circular o etanol -- biocombustível que pode ajudar a redução dos danos ao clima global --, algo que é do interesse não apenas dos dois países, mas da humanidade em geral. É preciso investir nisso.

Os esquerdistas que gritam contra Bush, no entanto, só sabem repetir chavões como "neoliberalismo" e "globalização", como se fossem "diabo" e "bruxa". É o pessoal que decorou trinta linhas de Chomsky e repete como se fosse um mantra, atirando contra os EUA como se fossem a causa de toda injustiça no mundo. São os marxóides doutrinados por meia dúzia de jesuítas de universidade ou cursinho, que aprenderam Marx por tabela. Jamais refletiram sobre o que estão falando.

Esses mesmos burros são os que apóiam um quase-Ditador na Venezuela, que aos poucos vai minando a democracia liberal por lá e deteriorando as instituições em prol de um personalismo financiado por petrodólares. Não por acaso, se opõe ao Etanol. E aos burricos esquerdetes, ingenuamente, o seguem.

Há espaço, contudo, para uma esquerda inteligente. Aqueles que apostam nas transformações sociais, que defendem temas como a reforma agrária, a justiça social, a igualdade de direitos, o respeito aos direitos humanos, a preservação do meio ambiente, a erradicação do racismo e dos conservadorismos sociais -- todos aqueles que se opõe ao status quo quando colocados numa balança ordem e justiça, esses ainda podem pensar além de Marx, Chomsky ou o "pensador" da moda.

É conhecendo filósofos como Richard Rorty, Jürgen Habermas ou John Rawls que aprendemos a valorizar as instituições e a democracia como ela é. Bush é um escroto, mas foi eleito dentro das regras democráticas [eventuais fraudes são problemas dos americanos; a nós, estrangeiros, basta que eles o reconheçam como legítimo dentro do quadro institucional] e deve ser tratado dessa forma. Lula se revela um estadista inteligente e pragmático com negocia com um antípoda ideológico, porque é assim que se constrói as coisas.
Então, de que lado você está? Da esquerda liberal e democrática, como Lula, em que se aposta nas soluções consensuais, numa ampla negociação e na estabilização político-econômica [manutenção de política econômica rígida e governo de coalizão], buscando um choque social, ou na esquerda que vai protestar contra o "neoliberalismo" e a "globalização" de Hugo Chavez?


Você gostaria que Lula recebesse Bush com vaias e tomates, apesar de achar o último um cretino?


Trilha sonora do post: LCD Soundsystem, "North American Scum".