Mox in the Sky with Diamonds

sábado, novembro 04, 2006

Quer dançar?

Vamos fazer uma brincadeirinha de tracklist para dançar.

1. Pixies, "Wave of mutilation".

On a wave of mutilation, wave of mutilation... waaaave.... waaave.... Um embalinho do melhor da década de 80, do seminal "Doolittle", discaço clássico dos Pixies.

2. Mclusky, "Whoyouknow".

Os filhotes dos Pixies, claro. Para manter o embalo! Banda do País de Gales, que faz umas pauladas na cabeça, pra ficar saltitando e cantando: "Your heart's gone the colour of coca-cola".

Image Hosted by ImageShack.us

3. Nirvana, "Smells like a teen spirit".

Todo mundo conhece, todo mundo gosta, todo mundo pula, mas toca pouco. Esquece os bundões do New Order e entre na pulsão da banda mais destrutiva da história do rock. Uma energia inconcebível, de quebrar tudo mesmo.

4. Sonic Youth, "100%".

A mais pedida dos circuitos indies não pode faltar. Nesse embalo de indie rock anos 90 americano, "100%", com suas distorções e embalo fantástico, fica bem por aqui.

5. Black Rebel Motorcycle Club, "Love Burns".


A gente corta aquele inicinho silencioso, senão a pista dorme, e já entra direto na pauleira hipnótica shoegaze do BRMC, "now she's gone, love burns inside me". Pra ficar só balançando o corpo, mexendo a cabeça, como se fosse um mantra.
Image Hosted by ImageShack.us
Que carinha de Jesus and Mary Chain, hein?

6. Yeah Yeah Yeahs, "Black Tongue".
Uma das músicas mais bagaceiras do rock? Maravilha. Karen O, que nem é muito gostosa, canta que nem uma cadela no cio, e não tem outra palavra para definir essa música a não ser: tesão. Grande som do primeiro disco art-punk dos YYY.

Image Hosted by ImageShack.us

Hum, Paris Hilton?

7. Arctic Monkeys, "When the sun goes down".

Tá bom, já que entramos no "novo rock", a gente dá uma chance para os queridinhos da imprensa britânica. Essa música é boa mesmo.

8. The Strokes, "Juicebox".

Uma guitarra surfística, acompanhada de um baixo pulsante, em um mix fenomenal que desemboca em berros alucinados de Julian Casablancas. Para tirar os pés do chão.

9. Franz Ferdinand, "Outsiders".

Na modesta opinião deste rapaz, a melhor música do Franz, dos dois discos. Só isso já é credencial suficiente, fazer parte do repertório dessa banda "só no sapatinho".

10. The Killers, "When you were young".

Mas tá bom essa porreba de disco do Killers, hein? Puta que pariu, com toda breguice e farofa de Brendam Flowers, que inclusive deixou crescer um bigode ridículo, essa música é pra tirar o cara do sério. Um riff monstruoso, um refrão banal, e no entanto tudo POWER pop de extrema qualidade.

11. Interpol, "Say hello to the angels".

Não é delícia poder colocar uma música do disco obscuro do Interpol na noite? E, no entanto, essa música tem um embalo massa, no jogo de guitarras que acompanha todo primeiro discaço (indispensável) do Interpol.

12. TV on the Radio, "Wolf like me".

Ok, eu não entendi o que todo mundo [todo mundo mesmo] viu nesse disco do TV on the Radio. Mas "Wolf like me" é muito boa, e tem tudo para ser tocada e dançada, no seu ritmo frenético -- agressivo e psicodélico.



13. The Rapture, "Whoo! Alright-Yeah... Uh huh".

Tem título mais cagando pro lance que esse? Apenas revela o que pretendeu o The Rapture nesse segundo disco: pista. Se "Echoes", o melhor disco para dançar da década, tinha certas pretensões melódicas mais ousadas, tentativas de climas mais elaborados ou psicodélicos, aqui é o puro e simples embalo funk do Rapture que domina. No mesmo estilo do hino "House of jealous lovers", "W.A.Y.U.H." tem tudo para servir de pilhadeira na balada.

Image Hosted by ImageShack.us

14. Ladytron, "Sugar" (Jagz Krooner mix).

Entramos no "new rave"? Ladytron, banda inglesa "adotada" pelo novo movimento, manda bem um electroclash nessa cantiga, de balançar o esqueleto e se deleitar na sensualidade das meninas.

15. Le Tigre, "Deceptacon" (DFA remix).

Uma batidinha electro e um vocal agudíssimo, bobalhão? Tanta despretensão quanto necessário para ser uma simples canção para dançar.

16. Robots in disguise, "The Djs got a gun".

Idem.

17. Hot ship, "Boys from school".

Novos queridinhos da mídia britânica, ao lado dos Klaxons, no chamado "new rave", o diagnóstico que li em certo lugar sobre a banda é exato: vai quebrar tuas pernas. Aqui temos mais uma fusão do rock com electro, bem massa.

18. The Presets, "Down Down Down".

Banda pouco conhecida, mas bala. Já começa com uma batida punk, entrando um sintetizador furioso. Faz o seguinte, escuta aí:


19. The Klaxons, "Atlantis to interzone".

Arctic Monkeys? Não. O novo hype britânico [e das filiais brasileiras] é o The Klaxons. Com clara influência do The Rapture, encabeça o tal "new rave", mas, hype à parte, é bem bom mesmo. Uma explosão que começa com uma sirene de ambulância faz com que QUALQUER UM se pilhe para mexer o esqueleto.