Mox in the Sky with Diamonds

domingo, novembro 19, 2006

Prenúncio de um grande disco

Posso estar equivocado, mas se "Nude", tocada em Paris, em 28 de agosto de 2006, for cantiga do novo disco do Radiohead, tudo indica que estaremos diante de outra obra-prima, como é habitué nessa genial banda.
Aqui nesse link é possível baixar "Nude".

Saeglopur, do Sigur Rós


Como comentado por outra pessoa, ouvir Sigur Rós significa compartilhar uma experiência além da música, integral, abrangente. O lançamento do clipe de "Saeglopur", a melhor música de "Takk" (2005), na opinião desse blogueiro, merece uma reverberação no Somepills.
Apenas para os ouvidos licenciados.


.
O Grande Truque
.
Image Hosted by ImageShack.us
Motivado por uma resenha 5 estrelas de Pablo Villaça, um crítico com quem costumo concordar, fui ver "O Grande Truque", com Hugh Jackman, Christian Bale e a linda [elogiar nunca é demais] Scarlett Johansson. Pode ser implicância porque descobri cedo demais o final do filme, mas me pareceu que, apesar de criativo, sagaz, bem montado e tenso, o filme é um pouco óbvio em certas partes, caindo o final como uma espécie de suspense desnecessário para fatos que estavam bastante evidentes. Com isso, de bom filme caiu para médio.
Com a licença, entretanto, de Sr. Thom Yorke no encerramento.
.
Quanto vale ou é por quilo?
.
Image Hosted by ImageShack.us
Outra recomendação que não deu certo. O filme não se decide entre panfleto político, documentário ou ficção, e acaba passando uma terrível ambigüidade oportunista. Os argumentos parecem um tanto quanto caricatos, ridicularizando inclusive uma certa parcela de gente decente da população, gente que se preocupa com justiça e caridade. Um certo orgulho kantiano paira sobre o panfletarismo. O detalhe é que o discurso pode servir tanto para a extrema esquerda quanto para a extrema direita, na ridicularização de pessoas que muitas vezes estão mais próximas da santidade que da idiotice. O problema de ridicularizar a caridade da redução de danos é que, muitas vezes, esse discurso pode ser a carta branca para a hipocrisia e indiferença. Tratar quem busca auxiliar o Outro como um idiota é tão simplório quanto rebater argumentos com caricatura, ao modo que Shopenhauer ensinou, no seu famoso "Como vencer uma discussão sem ter razão", ou coisa do gênero.
.
Um filme tão pobre quanto Farenheit 9/11, de Michael Moore, quando a ironia satírica e a construção ad hoc para o documentário tiram a credibilidade do autor, fazendo-o descambar para argumentos que, no afã de vencer a discussão, são os mesmos daqueles a quem procura combater.
.
Dívida
A resenha, meus amigos, do show Los Hermanos/Mombojó aqui em Porto Alegre. No próximo post.
.
.
.
Trilha sonora do post: Neil Young, "Living with war".