Mox in the Sky with Diamonds

sexta-feira, outubro 20, 2006

V DE VINGANÇA
Image Hosted by ImageShack.us
V de Vingança é um filme terrivelmente ideológico. Ultra-politizado. Por trás das supostas banalidades hollywoodianas, ele demonstra que Adorno estava errado em generalizar sobre a indústria cultural: muitas vezes, por trás de um filme pretensamente comercial, esconde-se uma reflexão profunda sobre o nosso tempo.
V de Vingança é Foucault, Baudrillard, Orwell, Huxley, Nietzsche. É um manifesto que explicita o fascismo do que costumamos dizer "senso comum". A "voz" é um sujeito tosco, ignorante, que tece opiniões banais sobre todos os assuntos. O seu vizinho do lado. O governante promete segurança e proteção. O moralismo levado ao extremo, o discurso do pânico, o repúdio ao diferente, o cerceamento da discussão. Alguma semelhança?
É claro que o filme mira nos EUA, mas a narrativa serve para todo mundo. E os dois primeiros diálogos são absolutamente perfeitos. Filmaço, talvez o melhor do ano.
Killers
Que disquinho polêmico, esse! Não há o mínimo consenso entre a crítica se o disco é uma bosta ou muito bom. Como eu disse, esses porcalhões me fazem gostar de tudo que não gosto. "Sam's town", "When you're young", "For reasons unknown", "Read my mind" e "Bones" são balas.
Se o Álvaro Pereira Jr. reclama do naipe de metais no meio de "Bones" parece ter esquecido de fato do que são os Killers: sujeitos caricatos e extravagantes que, mesmo assim, consegue fazem um som POWER.
Revelação do Ano
Depois do Guillemots, a revelação do ano é a banda americana Silversun Pickups. Bom sinal: a banda abandona a chatice anos 80 e vai beber nos anos 90 (finalmente!), cruzando a ensurdecedora barulheira shoegazer [My Bloody Valentine, Slowdive] com o indie rock pancada americano [Smashing Pumpkins, Sonic Youth e até lembranças de Pixies e Nirvana]. Velhinho, vale a pena conferir.
Como eu sou teu amigo, coloquei um clipe dos caras aí, com a cara dos Pumpkins:
.
Silversun Pickups - Well Thought Out Twinkles Video

.
E, como eu sou mais amigo AINDA, coloque "Carnavas", o disco,Feito! Acabou a bunda molice!