Mox in the Sky with Diamonds

segunda-feira, abril 17, 2006

O que ler na Internet?
Tentei escrever um outro post, mas achei-o demasiado monótono, uma soma de assuntos pouco interessantes. Então resolvi apresentar os sites que leio na Internet, para quem já não os lê. São boas leituras para a telinha que não exigem grande atenção.
* Filosofia - O Portal da Filosofia, assim como os blogs do seu editor, Paulo Ghiraldelli Jr., são muito interessantes, especialmente por abordarem a filosofia americana, ênfase em Rorty e Davidson. Também o CríticanaRede é interessante --- o editor, Desidério Murcho, embora também dê ênfase para a filosofia americana, vai pelo outro lado, Searle, Blackburn ---, vale a pena conferir alguns bons artigos. A Enciclopédia Stanford é bem boa também.
* Política - O UOL é o melhor. A Folha possui um bom quadro de colunistas, com destaque para o pessimista-ácido Clóvis Rossi, colunas semanais de Mangabeira Unger e os colunistas que entram no jogo interno de Brasília, como a Eliane Cantanhede e Kennedy Alencar. Em alguns pontos, a crítica é exagerada e moralista [ex., Márcio Thomaz Bastos e "dança da pizza"], mas de modo geral é um jornal equilibrado, com leve inclinação anti-petista. Vinícius Motta e Fernando Rodrigues são exemplo de uma excessiva rebeldia e moralismo, aderindo a uma espécie de discurso "políticos lá, eu aqui". O cronista mais brilhante da Internet escreve gratuitamente na Folha Online, é o Hélio Schwartsman, que escreve às quintas-feiras. É um dos poucos liberais de esquerda na imprensa brasileira. De vez quando, extrai-se uma coluna boa no sintético espaço de Gilberto Dimmenstein, que se foca mais em educação e urbanidade, e também escreve na Folha Online.
Em segundo lugar, o excelente site NoMínimo, que aborda temas variados, de sexo a música, passando por política, cinema e dia-a-dia. Recomendo Ricardo Setti, que ultimamente anda mais fraco nas colunas, Sérgio Bermudes, Ricardo Kotscho e Xico Vargas. Mas, sobretudo, os dois melhores colunistas são o editor Tutty Vasquez, extremamente bem humorado nas suas alfinetadas diárias, e Pedro Dória, que foi quem "lançou" a Bruna Surfistinha, na sua coluna bem boa sobre sexo. Ainda tem Carla Rodrigues, que resenha lançamentos de livros [de verdade, não do Paulo Coelho ou Dan Brown].
O Terra traz notícias, e só. De colunismo, é pobre. ZH também é fraca, mas Rozane de Oliveira é uma colunista razoável.
* Cinema - teria vários para falar, mas o melhor site de cinema, sem dúvida, é o Cinemaemcena, que conta com um excelente colunista, Pablo Villaça. Concordo com 90% das críticas dele, são equilibradas entre conteúdo e técnica, em linguagem simples e lógica, e agradáveis de ler. O Omelete também fala de cinema, além de assuntos gerais. É um site "clean", bem organizado e variado, mas um pouco superficial. Ricardo Calil é um colunista do NoMínimo sobre o tema, e escreve bem, embora eu nem sempre concorde com suas análises [ex., Crash]. Um bom Google também tem sua validade.
E, por fim, o maior site de cinema do mundo --- o IMDB (Internet Movie Data Base) --- que contém dados de todos os filmes que já vi. É completo.
* Música - são vários. Os meus dois preferidos são o Gordurama e o Scream & Yell. O primeiro tem críticas ácidas e bem pessoais, mas os seus editores são bem humorados e informados, transitam entre vários estilos musicais e tentam imprimir um certo conteúdo auto-referencial nas resenhas, tornando-as mais agradáveis. Mesmo quando não se concorda, a leitura é divertida. O S&Y é bem amplo, fala também de cinema, e tem resenhas equilibradas principalmente pelo seu editor, Marcelo Costa. Além deles, tem o Abacaxi Atômico, que tem algumas coisas legais e outras bem palhas, o DyingDays [bem completo e informativo] e, claro, o Plugitin, onde este que vos fala tem sua coluna também. Por esses sites, já dá para tirar um termômetro do que se fala de rock no Brasil. Ah, e tem o Lúcio Ribeiro, da Folha Online, onde tu pega uma metralhadora de bandas e passa pela peneira umas duas ou três. Minha suspeita é que a ouvida de Lúcio de cada CD não deve durar mais que quinze minutos. Mais dois: Álvaro Pereira Jr., da Folha Teen, eu não gosto muito, geralmente não concordo; Arthur Dapieve, do NoMínimo, é excelente.
Lá fora, visito mais a Pitchfork, com suas resenhas ácidas e perfeccionistas, e a NME, que embora faça crítica baba-ovo tem boas informações, e sobretudo a "Bíblia" www.allmusic.com, um verdadeiro mapa de todos os lados da músicas. O AllMusic centraliza praticamente tudo que se queira saber sobre música, especialmente o rock, no meu caso. Gosto de algumas comunidades no Orkut sobre música, especialmente e Brit e a Yankee Rock Comunnity. Tem também o Metacritic, que faz uma média ponderada de todas as notas dadas por diversas revistas.
Não vou escrever sobre blogs, porque posso injustiçar alguém. Alguns que ando lendo são bem bons, tipo Cuidado! Tinta Fresca, Síncope, Cem Anos de Solidão, Tem Rímel nos meus óculos, o "abandonado" Ignorance is bliss e outros. Os links estão aí do lado.
* Futebol - gosto, além do Terra, que compila quase todos os jornais internacionais, do As e Marca. O coluna do Tostão, da Folha de São Paulo, é a melhor do Brasil. Rodrigo Bueno e Juca Kfouri também mandam bem na Folha. Wianey Carlet e Luiz Zini Pires, da ZH, são boas leituras. David Coimbra também. O Prof. Ostermann, embora seja meu comentarista favorito, é um pouco dispersivo na sua coluna, e isso a torna um pouco entediante.
* Outros - Contardo Calligaris, sensacional psicanalista que escreve na Folha, Fernando Gabeira [também Folha] e Juremir Machado da Silva [Correio do Povo]. O site ÚltimaInstância às vezes tem artigos bem bons.
Bom, era isso, espero ter ajudado a enriquecer as suas leituras. Me recomendem também as de vocês.
Trilha sonora do post: Wilco, "Theologians".