Mox in the Sky with Diamonds

segunda-feira, março 27, 2006

Medo de Palocci
Inocente ou não, Antônio Palocci não deveria ter medo de deixar o Planalto pelas razões que a imprensa vem noticiando, ou seja, pelo medo de algum juiz de primeiro grau decrete sua prisão preventiva por irregularidades nas "República de Ribeirão". A prisão preventiva há tempos é usada como "narcótico" social, onde brilham os holofotes de quem pede e decreta e o réu é condenado sumariamente. Que justificativa teríamos para prender, de imediato, o Ministro Antônio Palocci? Nenhuma. Inocente ou não, merece ser processado em liberdade, como deveria ser em um verdadeiro Estado de Direito.

O STF cada vez melhor
Curiosamente, quanto mais o STF melhora, mais ele é criticado. Antigamente, quando poucas ou nenhuma linha era dedicada pela imprensa ao Tribunal, seus Ministros (deveriam ser chamados de juízes, e não ministros) limitavam-se a confirmações burocráticas de decisões - administrativas ou judiciais - dando força zero à Constituição. Agora, com a nova formação, o STF finalmente começa a fazer valer as garantias individuais, dentre elas o direito ao silêncio e a garantia do foco nas investigações de CPI. A propalada "crise institucional" não existe: o que existe é, sim, um Supremo que finalmente resolveu exercer as suas atribuições e, por isso, incomoda.
Aliás, a quantidade de bobagens ditas por gente séria sobre o STF está começando a virar oceânica: entre elas, a idéia de que ele seria "responsável" pelas investigações, que "deveria investigar", etc, etc. A função do Supremo é puramente negativa: é o Ministério Público, as CPIs e a Polícia que devem investigar. O Supremo é o fiador dos direitos individuais contra abusos nessas investigações.

E....
Bom para rir é o programa ensaiado pelo PSOL, PSTU e PCO, típico de gente "de esquerda" que vive em outro mundo. A Venezuela como exemplo de democracia? Me poupem.

Dois bons técnicos e o efeito circular
Pessoalmente, eu detesto Leão. Nunca vi uma pessoa tão antipática, arrogante, cheia de si. Chega a doer os olhos ver suas entrevistas repletas de empáfia e arrogância. Entretanto, tenho que admitir: os seus sucessos, hoje em dia, o tornam um técnico credenciado, capaz de mobilizar grupos e fazer valer suas determinações.
Uma das explicações para isso é o "efeito circular" que gera o técnico bem sucedido: a partir dos seus sucessos, ele conquista a confiança dos jogadores e consegue que eles executem em campo o que ele determina. Ao fazerem isso, o time ganha consistência tática e os resultados vêm. É um efeito circular, que depende da capacidade do treinador inspirar confiança nos jogadores.
Leão ia bem no Palmeiras, especialmente no campeonato paulista, até se deparar com uma pedra no sapato: Luxemburgo, que consegue o mesmo, e é melhor.

Mancini e Cicinho
Parreira sempre disse que não convocava Mancini para a seleção por ele ser ala, e não lateral, muito embora estivesse arrebentando na Roma. E Mancini continua marcando gols, até hoje.
O que Parreira não explica é que, mesmo sendo tão ofensivo quanto Mancini, Cicinho se tornou o reserva de Cafú.
Giros internéticos
Dêem uma olhada nisso aqui (clica no aqui, pôrra). Muito engraçado.
Sobre os Beatles, muito legal. Leiam aqui.
A Dança do... ser humano
Nunca defendi mensaleiro e continuo criticando o PT por todos os seus erros. Outra coisa é o desvairio que se instalou contra a deputada Angela Guadagnin por ela ter comemorado, com uma dança, a absolvição de um colega. Ora, nos dói tanto saber que, por baixo da fantasia de deputado, estão apenas seres humanos?
Se o colega e amigo dela foi absolvido, nada mais natural e catártico do que dança --- mesmo Nietzsche que acreditaria em Deus, desde que Ele dançasse. Não gosto de execrações públicas: elas prosperar desde sempre e, freqüentemente, são irresistivelmente injustas. Que o digam Sócrates, Jesus, Giordano Bruno e outros que morreram em praça pública, para o gozo dos moralistas.
Uma pequena crítica à Academia....
O pós-estruturalismo francês, que lentamente invade as universidades brasileiras, já é discutido nos EUA há mais de dez anos, e hoje em dia ele vai perdendo força pelo seu maior defeito: o niilismo político. A incapacidade de formar arranjos institucionais sólidos torna a corrente de Deleuze, Foucault, Derrida, Virilio e Baudrillard uma espécie de crítica ultra-utópica, incapaz de tocar a realidade. Aqui, é possível ver isso em professores que defendem o voto nulo, como se compromisso algum tivéssemos com a construção da democracia no Brasil.
Novidades de Madrid
Fernando Martín anunciou (vejam aqui) que há sete treinadores na mira do Madrid: Mourinho (Chelsea), Capello (Juventus), Ancelotti (Milan), Wenger (Arsenal), Eriksson (Inglaterra), Lippi (Itália) e Benitez (Liverpool).
Boas novas para los "aficcionados". São, talvez, os sete melhores técnicos da Europa, faltando apenas Luiz Felipe Scolari na lista. Ao contrário de seu antecessor, Florentino Perez, Martín aposta agora em treinador de perfil centralizador. Desses, o mais fraco é Eriksson, e creio que seja o favorito. Já Lippi, sem dúvida, não é boa opção. Mourinho (impossível), Capello e Benitez seriam as melhores opções. E recomendaria que o grande vencedor Fernando Hierro compusesse a comissão técnica, como auxiliar.
Pílulas musicais
- Nunca vi uma definição de adaptar tão bem a uma banda quanto a de "dream pop" se adapta ao Mercury Rev. As músicas te jogam numa atmosfera absolutamente onírica.
- Arctic Monkeys é legal, por incrível que pareça. A maldita "I bet you look good on the dance floor" simplesmente grudou na minha mente e, no trago do sábado [o único dos últimos tempos, para o meu sofrimento] ficou me martelando no sono. Uma cruza entre a estilo dançante e "zap" do Franz Ferdinand com muito tempero The Libertines, que é a maior influência. Curiosidade, pelo jeito nem eles gostam de Babyshambles.
- Flaming Lips é bom pacas.
- Jogue uma camada de noise (camadas de guitarras amplificadas e microfonia) sobre o rock anos 50 mais comportado [não falo de Chuck Berry, mas de Everly Brothers] e, por vezes, surf music estilo Beach Boys, e temos a criatividade do Raveonettes, bandinha malditamente instigante, em "Chain Gang of Love". Acho legais essas colagens.
- The String Quartet, um quarteto de violinos, tocando Ok Computer e Kid A é demais pra mim. É demais. Fones de ouvido te colocam próximos do céu. Aliás, um dia inventarei um novo ramo de estudos culturais, onde a música não será tomada como mera seqüência de letras, mas nas suas próprias implicações instrumentais como construtoras de novas subjetividades. Estudos sinestésicos, posso até chamar. Kid A, por exemplo, é a invenção da subjetividade robótica. Outra hora desenvolvo isso melhor.
Crash
Quem diz que Crash é rasteiro e superficial simplesmente não entendeu o filme, ou não quis entender. Isso acontece, por exemplo, com o ótimo Ricardo Calil, do NoMínimo (www.ibest.com). Já o Pablo Villaça (www.cinemaemcena.com.br) é praticamente infalível.
Trilha sonora do post: Mercury Rev, "Nite and frog".