Mox in the Sky with Diamonds

sábado, março 11, 2006

Caiu a casa
Se ainda existiam dúvidas sobre a falência da "bandeira da ética" do PT, agora elas definitivamente se dissiparam. O visível "acordão" com o pefelê mostra que os interesses ligados ao poder se sobrepõem aos da ética. Caixa 2, pelo jeito, deixou de ser um ato ilícito para o PT. Lastimável.

Oposição...
E a oposição, inclusive o PSDB, que nunca teve autoridade moral pra nada, agora que não tem mesmo: trabalhou incessantemente para absolver Roberto Brant (PFL). Como criticar agora?

Destruição do laboratório
Os movimentos ambientalistas merecem todo o respeito. Lutam por todos nós, e por Gaia, a raiz desse planeta que nós, macacos mais complexos, teimamos em querer destruir.
Entretanto, é terrível ver a proliferação desses movimentos proto-marxistas, normalmente compostos por pessoas de pouca inteligência e autoritarismo crônico, queimar o filme, como ocorreu aqui no RS, quando destruído um laboratório de pesquisas. É esse o problema do marxismo e sua visão "revolucionária": o impasse do diálogo real, nos termos da democracia.

Por sinal
O candidato Olívio Dutra rateou feio --- e a coluna da Rosane de Oliveira, na ZH, notou ---, ao dizer que há "falta de diálogo" sobre a situação do Estado. Ora, nada é mais "dialogado" que isso atualmente.
O problema dos xiitas do PT aqui no Estado é que, para eles, dialogar significa concordar com suas idéias. Quando um xiita diz que há "falta de diálogo" desconfie --- no fundo, ele quer apenas que sua posição prevaleça. Mais um rescaldo marxista, com pouco apreço pela democracia.

Operação militar no RJ e o caso da TAM
No fundo, toda essa discussão em torno da ação do exército no RJ e sobre o general que obrigou o vôo a retornar à pista para embarcar envolve, como um magma subterrâneo, a visão que a pessoa tem do exército.
Eu, que sou um pacifista crônico, simplesmente odeio essa cultura militarista. Não acho que um general tenha prerrogativas especiais em um vôo comum --- se quer prerrogativas, voe com avião militar ---, nem que o roubo de dez fuzis justifique uma intervenção do exército [que, aliás, prova sua incompetência em zelar pelo próprio arsenal]. Um conceito de "autoridade" se coloca por baixo dessas ações e eu simplesmente não o aceito. Assim, a ação militar se justificaria para "restaurar a imagem do exército", certamente.
Se pudesse, extinguiria todos os exércitos e suas culturas estúpidas.

Ronaldo
Não há dúvidas do talento de Ronaldo. Poucos atacantes na história do futebol tiveram a mesma explosão, sua principal característica, e sobretudo sua capacidade de decidir --- sua "estrela".
Mas, apesar de Pelé realmente empilhar bobagens, ele acertou ao dizer que Ronaldo joga fora sua carreira pela sua vida pessoal. Está na cara que Ronaldo não está preocupado em se aperfeiçoar [aprender a cabecear, por exemplo] e mesmo em se manter em um estado perfeito de forma física. Joga para fazer uns golzinhos, manter o prestígio e comer mais modelos. Eu venho dizendo isso há tempos --- e isso prejudica o ambiente do Madrid, um clube envolvido com showbizz e, por conseqüência, predisposto a esse tipo de comportamento.
Para nós, brasileiros, há esperanças, porque Ronaldo costuma se motivar com as cobranças. Para os madrilenhos, contudo, não resta nada --- o jogador Ronaldo se ausentou faz tempo.

Erro crasso
Por sinal, como notou o Tostão na sua ótima coluna, houve um avanço de Beckham para a ponta direita, providência que representa a adoção do esquema do Barcelona, com três na frente. Erro lastimável de um técnico sem personalidade, que não enxerga a dificuldade de finalização de Beckham e que, jogando mais atrás, pode ocupar espaços no meio-campo e fazer seus lançamentos precisos. A conta vai para Florentino Perez, um presidente que sempre preferiu treinadores de "perfil bajo".

Aliás

Ronaldo tem apenas 29 anos. Parece estar em fim de carreira, sem movimentação em campo e com uma forma física prejudicado. Henry, em ótima fase, tem 30. Estranho, não? Falta profissionalismo.

Alemanha
É um tremendo equívoco achar que a Alemanha vai se dar mal na Copa. Os dois primeiros títulos alemães foram conquistados contra times superiores [até lendários, a Hungria de Puskas e a Laranja Mecânica] , jogando em casa, é provável que o time vá longe. O fator local interfere muito na Copa, basta ver que, normalmente, países de futebol em nível mais baixo [Coréia, México, etc.] costumam fazer suas melhores campanhas. Sem falar dos grandes que, normalmente, papam a taça [Inglaterra, França, Argentina, a própria Alemanha].

Nota zero
O show da Cachorro Grande no Opinião [09.03] prejudicado pelas péssimas condições do local. Me senti, literalmente, numa sauna. Mas literalmente mesmo. Todos definhávamos enquanto o Cachorro tocava como banda de hard rock, com solos longos e direito até a Jumpin' Jack Flash ao final. Nota zero para o Opinião, que cobrou 20 reais para nos dar as piores condições de show dos últimos tempos.

Finalmente notaram
Até que enfim a imprensa começa a notar que a tecnologia mp3 tem efeitos benéficos para o mercado musical, "incluindo" diversas bandas. Até agora, ele comia na mão das gravadoras, que preferem defender seu discurso corporativo e manter o "jabá". Pesquisa recentemente realizado mostrou que apenas os artistas de grande porte são prejudicados com o mp3, todos os demais são beneficiados com divulgação.
Afinal, há dez anos atrás quem ouviria falar de Death Cab for Cutie, Snow Patrol ou Bright Eyes? Estaríamos tendo que agüentar Nickelback ou Linkin Park.
Image Hosted by ImageShack.us
No próximo post, comento os filmes que vi nos últimos dias: Boa Noite Boa Sorte, Capote, O Segredo de Brokeback Montain e Match Point.
Eu não consigo mais formatar essas bostas!
Trilha sonora do post: Franz Ferdinand, "Outsiders".