Mox in the Sky with Diamonds

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Indiscutível

Os EUA são o país com maior produção de música pop do mundo. Com isso, obviamente, carregam uma grande sacola de lixo que fica poluindo nossos ouvidos como se fosse uma broca te corroendo. Mas existem duas bandas pop norte-americanas indiscutíveis: Green Day e Red Hot Chili Peppers. Essas são as únicas bandas do mundo que transitam do mainstream ao mundo indie, com facilidade, recebendo acolhida desde os mais sórdidos e-zines indies até a pista de dança das boates de patricinhas. É impressionante não só a capacidade de trânsito desses sons: na real, é a qualidade.

Assim, se os Chili Peppers têm a vantagem de ser virtuoses, o Green Day é a banda mais imitada do mundo. Todo esse esterco de college rock --- Blink 182, Simple Plan, Good Charlotte --- e, por conseguinte, o hardcore vagabundo brasileiro [Charlie Brown, CPM, Detonautas], são plágios de Green Day, alguns plágios em cima de plágio --- [plágil derivativo, quem diria que um dia isso não seria uma redundância?]. Enfim. Pensei em escrever isso apenas para dizer que essa "Jesus of suburbia" é boa pacas.

Sobre esse senhor

A depressão se foi. Agora estou curtindo a vida de solteiro com intensidade. A beleza da liberdade é algo bem refrescante. Não vou mais reclamar da vida; salvo, claro, quando falamos de homens-médios e fascistas. No restante, as mulheres são tesouros preciosos a serem descobertos e apreciados.

Vivendo a 1000km/h

Também não tenho tempo a perder. Estou com 25 anos, quase no limite da fase jovem da vida, tenho que viver com uma intensidade absurda todos os momentos da minha vida. Da minha parte, tenho me refrescado em copos de cerveja, whisky e vodka quase diariamente, desde o dia em que fui aprovado para o Mestrado. Aproveitar 1000% até o dia em que começarem as aulas, quando o foco será desviado. Até lá, a "santíssima trindade" impera.

Uma música

Já falei mal do Bloc Party por aqui uma centena de vezes, mas, justiça seja feita, sempre falei bem de "Like eating glass", música espetacular, e agora acrescento: "Positive Tension", na versão remixada do Silent Alarm, é estupidamente boa --- dá vontade de balançar o corpo, cabeça, chutar as paredes, refreshing. "Something glorious is about to happen"...

Férias

Estou indo passar praticamente um mês na paradisíaca Praia do Rosa. E, como diz a música, "All you need is love".

Vitória linda

Pode ser ilusão, mas a vitória do Madrid sobre o Español, de Barcelona, foi simplesmente fantástica, um show. Jogando somente pelas laterais, com triangulações de Roberto Carlos, Zidane e Robinho pela esquerda, e de Beckham e Cicinho pela direita, com constante inversão de jogo (onde toda categoria fica demonstrada), o Madrid enfiou facilmente quatro gols no adversário e o deixou atordoado. Destaque para Zidane, que marcou dois gols e vem mostrando futebol excelente poucos meses antes da Copa -- o que talvez leve a França a incomodar ---, Cicinho, que vem impondo seu futebol, com constante avanço pela direita, e Beckham, que vem jogando excelentemente desde o ano passado. Seus lançamentos de 40, 50, 60m são algo. Ao que tudo indica, o Madrid deve salvar seu ano com a Copa do Rei, um troféu que não ganha há algum tempo e cuja derrota na final contra o mesmo Zaragoza, que hoje enfrenta, levou ao processo de declínio que hoje enfrenta.

Eu me sinto muito Thom Yorke

Comentários de Thom Yorke sobre o novo disco, do site Omelete:

"Claro que há outras distrações, ficar sentado no jardim com nosso rifle calibre 12, orquestras enormes fazendo barulho de bateria eletrônica, costurar figurinos, bichos de estimação, barcos de canais, cerveja, síntese modular, lego, investigadores de imposto de renda, aquecimento global e o fim da vida como a conhecemos, trânsito, surdez, insanidade, normalidade. Tanto faz".

O disco do ano, portanto, deve estar confirmado. "Líquido e certo".

As dez melhores músicas dos anos 2000

Image Hosted by ImageShack.us 10. Black Rebel Motorcycle Club, "Love Burns";
Guitarras pesadas, em paredes, como Jesus and Mary Chain. Vocal sujo, repetitivo, depressivo. Um embalo safado e temos uma grande música, que não está no melhor álbum do BRMC [na minha opinião, o último --- Howl], mas é um momento estupendo da banda.


Image Hosted by ImageShack.us 9. Oasis, "The importance of being an idle";
The Kinks e o rock sessentista em geral se misturam nessa cantiga preguiçosa de Noel Gallagher, onde um delicioso refrão nos brinda com toda sua experiência de 10 anos de rock'n'roll.


Image Hosted by ImageShack.us 8. Jet, "Are you gonna be my girl";
Tá bom, tá na cara que o Jet surrupiou o riff de "Lust for Life", do Iggy Pop, mas foda-se, essa música é boa pra caralho, tem um embalo afú, uma guitarreira desgraçada e consegue ser tão pop quanto rock'n'roll. No mais, é o que é o Jet: uma cruza perfeita entre AC/DC e Strokes.


Image Hosted by ImageShack.us 7. Wilco, "At least that's what you said";
Essa música entra no topten não só pela sua tristeza intensa, beleza ímpar, harmonia criativa. Entre por ter o maior solo de guitarra dos últimos anos, quando Jeff Tweddy irrompe como um proto-Neil Young e destila notas e mais notas arrastadas, tornando amplamente melódica a sua técnica. Coragem, numa época de rock sem solos.


Image Hosted by ImageShack.us 6. The Rapture, "Sister Saviour";
Nenhuma outra banda conseguiu, como o Rapture, unir a música eletrônica dançante ao rock tosco de garagem nos últimos cinco anos. Essa música carrega um instrumental pesado e psicodélico que divide o foco com uma batida eletrônica monstruosa, capaz de fazer até uma árvore dançar. Inequivocamente constrangedora.

Image Hosted by ImageShack.us 5. Franz Ferdinand, "Take me out";
Outra. Só que de forma diferença. É irrefutável que o Franz Ferdinand sacudiu toda cena do "novo rock", introduzindo de vez o revival oitentista, e seu carro-chefe foi essa música que começa com um riff de Strokes e, numa virada súbita, ganha um riff robótico e hipnótico, que te coloca a balançar os pés sem dúvida alguma.


Image Hosted by ImageShack.us 4. Coldplay, "Clocks";
Pessoalmente, há outras músicas que gosto mais que essa. Por exemplo, "High speed". Entretanto, aqui o Coldplay, após uma apresentação arrebatadora ao vivo, gravada em DVD, ganha o status de sucessor do U2 no posto de maior banda do mundo. Ingressando de vez no mainstream, o Coldplay consegue consolidar sua obra consistente, bem tocada, fantástica, e nós nos vemos felizes: serão minutos a menos desagradáveis ouvindo rádio FM.

Image Hosted by ImageShack.us 3. Radiohead, "Idioteque";
KID A é a obra mais hermética dos anos 2000 e por isso merece a devida homenagem. "Idioteque" é, sem dúvida, influenciada pela IDM (Intelligent Dance Music), pois sua batida, por si só, é suficiente para embalar uma pista. Mas não é só. Idioteque é complexa e se enquadra no rótulo de "música pra robô" que o Radiohead cunhou --- como que sufocado pela estreiteza do humano.

Image Hosted by ImageShack.us 2. The Strokes, "A Modern Age";
Essa foi a música que lançou os Strokes. Na verdade, não precisaria dizer muito mais, né? Tem todos os germes de "Is This it", a maldita paulada que ressuscitou o rock tradicional, sintetizando tudo de bom que veio antes.

Image Hosted by ImageShack.us

1. The White Stripes, "Seven Nation Army".
Tem certas músicas que marcam uma época. "Smells like a teen spirit" é uma delas.Tu pensa em anos 90 e já lembra daquele riff marcado, pronto para explodir. Pois se dá exatamente o mesmo com "Seven Nation Army": pensar os anos 2000 é imaginar aquele riff banal de Jack White, remixado e regravado por vários outros músicos, pronto para fazer explodir qualquer platéia que curta o bom e velho rock'n'roll.


Trilha sonora do post: Red Hot Chilli Peppers, "Breaking the girl".