Mox in the Sky with Diamonds

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

First Impressions
"You only live once" se torna cada vez melhor, e só o título já valeria muito. "Juicebox" é surf music tocada por roqueiros, algo que o Concrete Blonde almeja desde o ínicio da sua existência --- confere "God is a bullet" que tu vais entender --- mas os carinhas do Concrete não são 1/10 cools como Julian e sua turma, e por isso "Juicebox" vai pros sonhos deles. No restante, emperrei. Preocupante.
O disco do Ashcroft mostra o cara cada vez mais distante do som do Verve, aquelas paredes de guitarras inflamadas por um sentimento épico, como se fosse um banho de sangue atordoante. Mais calmo, parece se aproximar de artistas solos mesmo, com toques bastante pessoais na música, voltada para o vocal e sua interpretação.
Os Monkeys eu não ouvi direito ainda: "Choo Choo", minha favorita, não foi para o disco; a bacana "A Certain Romance" ficou quase igual à demo, só que mais limpa. Aliás, o disco já tem boa produção, o som está bem mais limpo. Querem meu palpite? Os Arctic Monkeys são um Libertines um pouco mais bem tocado.
Outros discos
O The Vines, banda pela qual tenho um apreço mediano, lança seu novo disco esse ano, depois de ter sido espancado pela crítica com seu anterior. No site dos caras dá pra ouvir novas músicas. Primeira ouvida? The same.
O ano promete ser empolgante: Radiohead, Primal Scream [banda camaleoa que, depois de soar como Stones, lançar o maior disco da geração ecstasy no UK, o soul-dance "Screamadelica", e transformar-se agora numa máquina eletrônica raivosa giratória --- com seus últimos dois discos, especialmente "Evil Heat", promete lançar um disco bem Stones (....)], coletânea do Massive Attack, os aliens Mogwai, o segundo do Keane, Muse...
Disco que eu não me empolguei em baixar foi o do Placebo, bandinha com a qual eu ganhei incrível má vontade depois do show meia-sola que fizeram aqui em POA.
GRAMMY - o prêmio mais insosso da atualidade
Há um tempo, em algum lugar, li uma brincadeira de que a categoria "world music" do Grammy poderia ser renomeada para "Gil Music". Pois não é que o ministro papou novamente o prêmio, com seu mediano "Eletracústico"? Na boa, nenhuma criatividade é foda.
Também os prêmios de melhor banda, disco, etc., recaíram na maior banda pop da atualidade: o U2. Tão óbvio quanto patético, visto que "How to dismantle" é um disco apenas mediano, nota 7 no máximo, principalmente em comparação com a própria obra do U2. Até a Mariah papou...
Sobre as charges de Maomé
Engraçado. Um leitor da Folha de São Paulo remeteu uma carta com exatamente a mesma lembrança que eu: lembrávamos de "O Nome da Rosa", o romance de Umberto Eco, em que toda narrativa gira em torno do "Livro do Riso", de Aristóteles, uma "maledicência" para a Igreja e sua seriedade sóbria.
Somos sérios, sóbrios, preocupados demais. Rir mais da nossa condição solitária nesse mundo seria mais saudável.
Sobre a questão em si, o que tenho a dizer é o seguinte: os deuses são idéias ruins que percorrem a humanidade, fazendo derramar rios de sangue para contentar fanáticos por fantasias engenhosas. O mundo seria melhor sem deuses. Deus é uma idéia que faz mal à humanidade. E só.
Curioso
O Pasquale, aquele professor de português, publicou hoje na Folha uma interpretação diversa de "Atrás da Porta". Sempre achei, e ele ventila a hipótese, que em "dei pra maldizer o nosso lar, sujar teu nome, te humilhar", que o dar tinha sentido de "adquirir o hábito". O Prof. Pasquale acha que na música, pelo contexto, o verbo dar tem aquele outro significado.
Mais uma ambigüidade que apenas demonstra a genialidade do mestre Chico Buarque.
Polêmica
O topten era apenas uma polêmica de despedida. Agora, eu tenho amigos com NAMORADAS, e por isso a minha vida trava toda hora. Queria estar no Rosa há mais de uma semana, mas não pude porque não tenho mais amigos SOLTEIROS. Uma verdadeira maldição.
A lista foi elaborada meio na correria, mas, alguns comentários: o fato da música individualmente ocupar um posto acima do ranking não significa que eu ache a BANDA melhor, o que é óbvio, salvo para xiitas alucinados. Os Stones são, em longevidade, a maior banda do mundo, sem dúvida, mas em termos de mainstream, apelo pop e fase na carreira a banda mais em alta atualmente é o U2. O Grammy, prêmio que mede exatamente com esse termômetro, não me desmente. Mas isso não significa [atenção, xiitas] que eu ache U2 melhor que Rolling Stones. Nem pensar. E o Coldplay é, sim, a banda que tende a ocupar o lugar do U2, com o tempo.
PT Saudações
E eu tenho que receber scraps de uma mina bonitinha até, petista até os ossos, que me convoca para aplaudir o "comandante" Lula. É por isso que o PT está em frangalhos; ou esses comunistas vão para o PSOL, ou o PT se transforma logo num QG socialista "utópico". Por que não abandonar logo essa retórica idiota? Alguém é mais ou menos esquerda por ser "companheiro"? Fala sério.
O cômico
Mais engraçado é que, no final das contas, quem pode sair perdendo na CPI é a oposição, com a tal "Lista de Furnas". Todo mundo sabe, é óbvio, que a oposição não tem telhado de vidro: na verdade, é de cristal.
Hoje
Tem show da Alter Ego no The Cave. Não dá pra perder.
Ressonâncias
Ressonâncias atrapalham a minha cabeça. De tempos passados, indevidos. Nada que o tempo não faça engolir. Ou não. Os fatos depõem CONTRA.
Contraponto
Se o Grammy é a pastelice do pop levada ao extremo, o prêmio London Burning [troféu indie por excelência], na minha modesta opinião, deixou a desejar. O tal Mew, banda escandinava que ficou em primeiro lugar, não tem nada demais, e a melhor música, "The Zookeeper's boy", parece música de yoga, com seus vocais etéreos que parecem a chatíssima Enya. Somepills é também metralhadora giratória.
Propaganda enganosa
Me fizeram intensa propaganda de "2 Filhos de Francisco". É bom, blábláblá. Pois eu consegui, após muita relutância, me despir de preconceito e assistir. É um filme absurdamente COMUM. Nada demais. Não é à-toa que não ficou entre os selecionados ao Oscar; é infinitamente inferior a filmes como Cidade de Deus, ou Cidade Baixa, para falar de um contemporâneo. Nada, nada, nada demais, e ainda ficou a impressão excessivamente televisiva em muitos momentos.
"Ah, mas a produção..." Saco essa propaganda global na cabeça das pessoas. A produção, para mim, NÃO IMPORTA. Se o filme é caro, ou não, dá na mesma. O que me importa é se o filme é bom. O mesmo se passa com música e assim por diante.
Auxílio em HTML
Ainda saberia me explicar por que razão essa merda de blogger teima em não pular mais as linhas?
PSDB em crise
E o Sr. Serra/Kassab e o Opus Dei Geraldo Alckmim se degladiam para o Governo Federal. É o PSDB crescendo e se esfacelando... Quanto ao Risoto, estou com Eliane Cantânhede, da Folha, para mim, é só fachada: o PMDB deve se lançar de vice, com Jobim, em alguma das chapas.
24 hour party people
ÓTIMO filme. Mas Happy Mondays era uma banda fraca.
By the way
Imagina quando eu publicar minha lista dos 10 melhores discos de 2000? Vão me esganar.
Trilha sonora do post: Foo Fighters, "Everlong".