Mox in the Sky with Diamonds

sábado, dezembro 10, 2005

Art Brut e The Stills
No Plugitin (www.plugitin.com.br) tem uma nova resenha desse que vos fala, dessa vez sobre o estupendo disco do Art Brut, uma combinação da energia punk dos Stooges e Pistols com o humor sarcástico britânico.
Andei ouvindo, mas sem opinião definitiva, "Logic will break your heart" (2003), dos canadenses The Stills. Música normal, mais uma inspirada no pós-punk britânico, com riffs que soam como Interpol e Editors. Mas, justiça seja feita, o disco é bem mais rock que o primeiro do Interpol, e anterior aos demais.

Grupos da Copa
E a Argentina, novamente, se fudeu. Dessa vez, ou decola desde o primeiro jogo, ou cai de novo na primeira fase. A Holanda é um dos melhores times do mundo; Sérvia e Montenegro e Costa do Marfim são seleções que beliscam a posição de zebras da Copa, com seus conhecidos Drogba e Kezman na frente. Grupo da morte.
O outro grupo encardido é o da Inglaterra, que tem ainda Paraguai e Suécia. O Paraguai sempre tem defesas sólidas e muita raça; a Suécia, além de complicar sempre na Copa, tem Ibrahimovic, jogador que pode desequilibrar qualquer jogo.
Os grupos restantes são todos fracos, especialmente o do rabudo Felipão, sendo fácil apontar os dois favoritos e os dois que devem ficar de fora. Tudo isso, claro, sabendo que o erro é quase certo, porque sempre tem seleções que decepcionam e zebras.
O Brasil pegou grupo tranqüilo, mas o problema devem ser as oitavas, onde deve enfrentar Itália ou República Tcheca. É jogo dificílimo. Pode ser que caia por aí. Depois, olhando as chaves, deve vir nas quartas França, Ucrânia, Espanha ou Suiça. Apenas a França dá medo, e olhe lá. O jogo das oitavas tende a ser mais complicado, a menos que Shevchenko coma a bola e a Ucrânia resolva dar trabalho na Copa. Espanha e Suiça não devem ser problemas.
Curiosidade: nos últimos dois títulos (1994 e 2002), a semi-final tem sido contra equipes visivelmente mais fracas (Suécia e Turquia), que tornam o jogo difícil por marcarem forte, mas o resultado parece que naturalmente irá ser favorável ao Brasil. O que não significa absolutamente nada.

Descobriram ele
Toda essa polêmica com o William Bonner e o JN fizeram com que descobrissem que o "homem médio" brasileiro é parecido com o Homer Simpson. Que coisa.

Image Hosted by ImageShack.us Faz sentido

Então agora o certo é ser cínico?

Acho muito estranho esse lugar-comum que virou criticar os artistas que fazem show com intenções beneficientes. Então agora o certo virou errado e o errado certo? Ah, sim, eu sei que "Still haven't found what I'm looking for" ou "Clocks" não vão mudar a história do mundo, nem convencer George W. Bush a parar com a sua carnicifina. Mas fico louco quando a hipocrisia vira regra e o certo parece hipocrisia. Então virou "hipocrisia" lutar por um mundo mais justo? Não ser hipócrita, então, é permitir que pessoas morram de fome, vivam sem dignidade, sofram de doenças tratáveis ou sejam assassinadas pelas armas que fabricamos? Acho muito estranho. Hipócrita, para mim, é quem finge que não enxerga.

Mais sobre hipocrisia

Durante as discussões sobre o Estatuto do Desarmamento, aprendi que para muita gente ser "hipócrita" significa não admitir que as coisas ruins existem e devem ficar assim. Ora, isso não tem nada a ver com ser hipócrita.

Perspectivas animadoras

Depois de um boato de que viriam Kleber, Preto Casagrande e Tuta, todos do Flu, além de Capixaba, do Coritiba, agora falam de Baiano e Fabiano, do Palmeiras. Todos, com exceção do goleiro Kleber, que acho bem mediano, seriam reforços de peso e cairiam bem no Tricolor. Especialmente Tuta, é claro. Fabiano eu venho sugerindo há pelo menos dois anos ao Grêmio. Passou pelo Atlético-PR e São Paulo, é habilidoso e veloz e, na época que foi defenestrado do SP, foi por pura injustiça da torcida. Também se falou de Washington, e aí eu acho que estaríamos feitos da vida. Como eu disse, dois laterais, um zagueirão, dois meias e um centroavante tornam o Grêmio aspirante a, pelo menos, a Libertadores. Vale a pena investir.

Trilha sonora do post: Coldplay, "X and Y".