Mox in the Sky with Diamonds

terça-feira, dezembro 13, 2005

2005: O Ocaso do PT

Image Hosted by ImageShack.us


Início do Ano
Até a primeira capa da Revista Veja sobre o "escândalo" dos correios, Lula era tido como certo para a reeleição. O Brasil tinha índices de crescimento bem superiores aos anteriores, o PIB subia, assim como superávit comercial, e desemprego e inadimplência caíam.
O Governo ia bem, incorporando o PMDB para duas pastas, mas uma disputa entre José Dirceu e Aldo Rebelo ia, todos os dias, para a imprensa, que batia muitas vezes injustamente no Governo. Somente vimos o reflexo do "desastre político", que os jornalistas advertiam lá de Brasília, com o início da crise.
A Crise
Não vou ficar rememorando os fatos.

Fato número 1 - não houve "mensalão", da forma que Bob Jefferson propôs [esquema de "mesadas" para a base aliada votar com o governo]. O que houve foi sim, uma forma velada de comprar os parlamentares por um acerto discreto de custeamento de campanhas eleitorais. Nada além disso foi provado, e essa é realmente a versão mais plausível.
Fato número 2 - isso é CORRUPÇÃO, sem meias palavras. Não me venham com justificativas estalinistas de que isso se seria para o bem do país, blá-blá-blá. Está na cara que houve favorecimento de Marcos Valério e outros em licitações, que dirigentes insignificantes do PT (v.g., Silvinho Pereira) recebiam propina e que a intenção era aprovar tudo que o Governo queria com dinheiro. Também é evidente que José Dirceu sabia sim, do esquema, e que Lula "preferiu" não saber.
Fato número 3 - Sim, o PT se mostrou corrupto e capaz de sustentar uma burocracia gananciosa, personalista e imoral. Silvio Pereira e Delúbio Soares são prova dessa ostentação. Sim, o PT usou recursos públicos, do Banco do Brasil, para interesses partidários. Sim, tudo isso foi confundido e jogou o meu partido, no qual eu depositava inestimável confiança ética, na vala comum.
Fato número 4 - Apesar disso, CERTAMENTE a roubalheira no Governo do PT foi menor que os anteriores. Ninguém seria ingênuo a ponto de achar que o PFL não rouba MUITO há MUITO tempo. Mas isso realmente não importa. O que importa é que o PT, agora, se nivelou por baixo.
Fato número 5 - Idealistas como Heloísa Helena e Luciana Genro não servem para nada na democracia. Suas concepções foram sugadas pelo tempo e seu ideal de "pureza" vai ser constante frustração, como foi com a URSS, com Cuba e assim por diante.
Fato número 6 - O Presidente Lula, ao se omitir nesse contexto, mostrou fraqueza e incapacidade de reagir de forma republicana. Preferiu continuar o seu projeto político. Com isso, nivelou-se pelos demais, como o próprio FHC, e virou farinha do mesmo saco. A única saída que o tornaria superior seria abrir mão da reeleição e destrinchar, até as últimas conseqüências, o que ocorreu no seu governo. Com isso, teria moral para atacar os outros partidos, inclusive quanto ao financiamento de campanha [hoje já é notícia o "caixa 2" na campanha do Serra], e veríamos vísceras e sangue espalhados por Brasília, na maior limpa ética da história do país.

Conclusões sobre a Crise
1 - O meio político é completamente podre. Quem quer poder tem que se juntar à podridão, ou não consegue nada. Fisiologia e corrupção são mais do que freqüentes episódios, são rotina.
2 - O PT virou um partido, no plano ético, sujeito aos mesmos defeitos que os demais, sem mais ou menos. Sequer a "revolução" de Dirceu se mantém, depois que Silvinho recebeu sua Land Rover.
3 - Só há três opções para as pessoas de esquerda: radicalismo mofado, com o PSOL, niilismo político ou opção consciente e deliberada pela aceitação de certa margem de corrupção, com o PT. Infelizmente, não há outra via.
4 - O PT SEGUE SENDO, para quem não quer desistir da política, a melhor opção. É o único partido de centro-esquerda capaz de garantir uma certa melhoria dos indicadores sociais sem cair no populismo chavista. A solução é insistir na bandeira ética, mas com autocrítica, o que ainda é uma incógnita.
5 - Desistir da política significa desistir dos oprimidos que tiveram o azar de nascer assim e NADA, NADA MESMO, justifica que assim continuem.
6 - Mais do que o PT, o importante é a manutenção das instituições constitucionais. Ninguém está ou deve estar acima da lei. Não devemos defender ninguém "acima de qualquer suspeita". O meio político é podre, qualquer um pode, a qualquer minuto, ir para a lata do lixo. E assim caminha a democracia.

Outros fatos
- O fome zero mostrou que funciona. 70 reais é pouco para um jornalista de classe média, mas é substancial para quem come farinha três vezes por semana. Queiram ou não, é um começo, funcionou.
- A política de ensino superior do Governo foi correta, mas falta investir mais em educação de base e saúde.
- O Banco Central e o Ministério da Fazenda erraram feio com seu ultraconservadorismo. Brincaram com os números, ao verem que o país cresceu mesmo com o arrocho, e quiseram mostrar tico duro ao aumentar o arrocho, achando que iria crescer mesmo assim. Acabaram tomando um tufo e hoje temos mais um ano perdido. Os tais "ajustes" foram equivocados e exagerados.
- A política internacional foi, de regra, acertada. Insistir quanto aos subsídios europeus é realmente pensar para frente, com a globalização como algo inevitável, que temos que conviver e precisamos "domar". Negociar com mercados emergentes foi correto. Trazer o MERCOSUL de volta para a agenda, esquecido que estava no pífio Governo do "Príncipe" FHC, foi totalmente correto. O que precisamos agora é abdicar dessa megalomania de "liderança" sul-americana e fazer realmente avançar a integração regional, com concessões mútuas.

Sobre o Governo Estadual
Como desde o seu início, não fedeu nem cheirou. Rigotto fez o melhor que podia fazer, politicamente falando, administrou a massa falida que é o nosso Estado. O que isso significa? Que o seu projeto político de "agradar a todos" esteve acima de realmente buscar uma solução para os nossos problemas. Não houve nenhum avanço, e alguns retrocessos.

Governo Municipal
Fora a contratação de mais CCs, não vimos nada de novo. Apenas deu seguimento aos projetos da administração petista e, seguindo o modelo Rigotto, vai na linha nem-fede-nem-cheira.