Mox in the Sky with Diamonds

sexta-feira, novembro 18, 2005

Foi!
Finalmente consegui completar o meu projeto para concorrer ao mestrado. O tema será o "Direito Penal do Inimigo" e uma crítica filosófica a partir das perspectivas da tolerância, do alemão Jüngen Habermas, e da hospitalidade, do francês Jacques Derrida.

Nesse tempo, obviamente não houve espaço na agenda para postar. Além disso, quatro dias fantásticos na Praia da Ferrugem deixam qualquer um em forma. Simplesmente caipirinha*, birita, praia, sol, mar, beleza feminina e total relax.

Sobre a tortura militar
O problema não é tanto os imbecis que exercem a função de milicos. Uma pessoa que se alista no exército e almeja, quem sabe, matar um dia (numa guerra), só pode ter os miolos moles. Ainda mais quanto entra numa instituição capaz de transformar qualquer um em burro, com sua ideologia tosca e idiota. O problema de verdade são os civis pacanas, punhado de maria-vai-com-as-outras, homens médios e de bem, que colocaram esses energúmenos no poder por 20 anos no nossos país. Não há limites para a estupidez humana.

Death Cab for Cutie, "Plans" (2005).

Image Hosted by ImageShack.us

Death Cab for Cutie são quatro integrantes dos EUA, liderados por Ben Gibbard, formado em 1998. Lançaram, até este, 04 discos - Something about airplanes (1999), We have the facts and we're voting yes (2000), The Photo Album (2001) e Transatlanticism (2003). Enquadram-se no vaguíssimo termo "indie pop" (praticamente uma contradição em si mesma).

Disco incrivelmente bom esse. O Death Cab for Cutie não traz nenhuma inovação, não reinventa o rock, não usa experimentalismo. Faz, simplesmente, boas canções. E bota boas nisso. Se "Your Heart is an empty room", por exemplo, é irresistível. Duvido, mesmo, que tu encontre por aí fazilzinho uma música que cause as mesmas sensações. Bom ouvido não é feito só de barulho, meu. "Soul Meets Body" é quase um synth-pop, mas um synth-pop extremamente cadenciado, sutil, orgânico. Essa, sinceramente, gruda. Mas GRUDA mesmo. Tenta ainda as maravilhosas "Croocked Teeth", "Stable Song" e "What Sarah said" são a combinação de tudo que o DCFC representa: excelentes vocais, instrumental discreto e sincrônico, refrões, letras interessantes, melodias. 04 músicas indiscutíveis, que são acompanhadas por mais melodias fantásticas. Fiquei pensando meia hora antes de colocar isso, mas, vai lá: me lembra, pela capacidade melódica e naturalidade instrumental, combinada com melancolia, o Grandaddy de Sumday. Tipo: esquece o Keane. Simples, sem mistérios, mas incrivelmente bom no que faz.


Image Hosted by ImageShack.us


Esse disco não deve te acrescentar nada, a não ser um punhado de emoções. Mas, afinal, não é exatamente essa a função da arte?


Quando os loucos chegam ao poder

Image Hosted by ImageShack.us Homens-médios saudando a insanidade

O filme "A Queda! As últimas horas de Hitler", que trata dos últimos dias de Hitler na Alemanha, não justifica o estardalhaço feito na Alemanha em torno de supostos bons sentimentos que se poderiam nutrir pelo tirano. É preciso ter uma mente muito doente para ver o filme, sabendo tudo que se sabe, e ainda assistir loucura atrás de loucura, absurdo atrás de absurdo, e depois sentir pena. Quem sente pena daquele maluco só pode, no fundo, concordar com suas idéias imbecis.

Ficar com pena de um maluco que agradece o café da secretária (o "lado humano") e depois diz que os alemães, se perderam a guerra, que morram todos, porque deixaram os judeus viverem? Me poupe dessa escrotice.

Forte candidato a pior

Eu tinha tantos candidatos a pior disco do ano! Infelizmente, agora fiquei sabendo que o Twisted Syster lançou um disco. Pelo jeito, não vou ter muita opção. Farofa, pra mim, é aquela coisa em se passa o salsichão quando rola um churras.

Trilha sonora do post: Goldfrapp, "Let it take you".