Mox in the Sky with Diamonds

terça-feira, novembro 08, 2005

Finalmente!
O PT fez bem em ajuizar ação de danos morais contra a Revista Veja. Já debandei há um tempo da defesa irrestrita do PT, mas nenhum órgão de imprensa é de tão baixo nível, fascistóide e apelativo como a Veja. Merece o indicativo "marrom". É uma revista que espelha, de certa forma, a ideologia do PFL. Confiram as capas contestadas:

- Edição nº 1.889, de 26/01/05 ? ?O PT deixou o Brasil mais burro??;

- Edição nº 1896, de 16/03/05 - ?Tentáculos das Farcs no Brasil?;
- Edição nº 1906, de 25/05/05 ? ?Corrupção ? Estamos perdendo a guerra contra essa praga?; ?O Pavor da CPI ? Delúbio Soares e Sílvio Pereira, operadores do PT, não escapariam da investigação?;
- Edição nº 1908, de 08/06/05 ? ?Corrupção ? Amazônia à venda? ? ?Petistas presos aceitavam a propina de madeireiras que devastavam a floresta?;
- Edição nº 1909, de 15/06/2005 ? Quem mais? ? Com uma CPI instalada a outra a caminho, a pergunta agora é qual será o rosto do próximo escândalo?;
- Edição nº 1923, de 21/09/05 ? ?...Era vidro e se quebrou ? A história de uma tragédia política?;
- Edição nº 1927, de 19/10/05 ? ?Um fantasma assombra o PT?;
- Edição nº 1929, de 02/11/05 ? ?Os dólares de Cuba para a campanha de Lula?.

Esperava escrever alguma coisa aqui sobre a entrevista de Lula, mas realmente não tenho nada a dizer. Tudo permaneceu na mesma. As coisas boas e as ruins.

Música boa de doer
Tem uma musiquinha, além das ótimas "Lights" e "Munich", que me fez gostar bastante desse disco do Editors, acho que o melhor de estréia do ano. "Open your arms", depois do 3º minuto, ganha uma interpretação emocionada do vocalista, na qual ele repete a marcante frase "Open your arms and welcome", e é acompanhado por uma linha consistente e empolgante de guitarra, num crescente absurdo. Só essa, já vale muito.

Racismo
Acho engraçado esse pessoal que fala de racismo no Brasil. Essas pessoas que acharam ridícula a condenação do Juventude por atos racistas da sua torcida. Engraçado é que todas as pessoas que dizem que o racismo não existe, que o negro não é discriminado por ser negro, que o problema do Brasil é só social, etc., etc., etc., são BRANCAS. Como afirmar com tanta certeza isso quem nunca sofreu preconceito na pele? No fundo, grande parte das pessoas e argumentos contra as cotas (nem todos, que fique claro), p.ex., são totalmente racistas, denunciam claramente seus interlocutores. Tive um amigo que disse: "não sou racista, mas se a injustiça das cotas passar, vou discriminar os negros". Por favor, né? Quem diz isso é claramente racista.
Eu mesmo, que tenho ódio de racistas, por vezes sou pego no meu próprio contrapé discriminando. Isso me dá nojo (de mim mesmo), mas é só com essa consciência que podemos tratar do problema.

Analogia
Seria como se quiséssemos falar do processo penal brasileiro como algo perfeito, porque está lá na Constituição o direito à defesa e ao devido processo legal. Todo mundo sabe que o pobre, esse que é defendido pela Defensoria Pública, não tem defesa porcaria nenhuma. Os defensores (ou advogados nomeados pelo juiz) muitas vezes não lêem o processo e, alguns, inclusive, acham que lugar de bandido é cadeia mesmo. Que defesa é essa?
Da mesma forma, dizer que não existe racismo no Brasil só pode vir de quem não sofre racismo, quem ignora o que acontece realmente em prol de representações que funcionam como aparato de uma repressão velada, suja e nojenta.

Grêmio
Os gremistas agradecem a contribuição de Mano Menezes, que ajudou a montar um time consistente, utilizou-se de uma estratégia pragmática e provavelmente conseguirá a classificação para a série A ano que vem. Entretanto, seu estilo excessivamente contido certamente nos colocará abaixo da linha da sul-americana, mais ou menos como Botafogo, Fortaleza e Ponte Preta estão. Para o ano que vem o técnico está caindo de maduro: Tite.

Reforços
Tinga, Jadson (ex-Atlético-PR), Nadson (Coréia), Dudu (Dinamo), Capixaba (Coritiba), Triguinho (São Caetano), Roger (sem time), Washington (onde anda? Acho que na Turquia), etc., são alguns dos jogadores que passarei a tentar lembrar para o ano que vem.
Entretanto, ano que vem o Grêmio terá uma base consistente. Quase todos os jogadores atualmente titulares têm condições de formar grupo.




Trilha sonora do post: Clap your hands say yeah, "Clap your hands!".