Mox in the Sky with Diamonds

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Garbage
Ando lendo uns boatos por aí. Disseram que o disco do Garbage está menos eletrônico. Preocupante, até eu ouvir que será bom para fãs de hardcore. Mais cru. Fuckin' excelent. A geração Stripes/Strokes está levando todo mundo para o bom e velho rock. Que venha o petardo.

Mais discos! Mais discos!
A seca foi braba em 2004. Só o U2, das minhas grandes bandas, lançou disco. Esse ano prometem excelentes como Yeah Yeah Yeahs, Chemical Brothers, Oasis, Coldplay (Coldplay! Coldplay! Coldplay!). Aliás, o Coldplay tem tudo para se acomodar no primeiro escalão do rock se lançar um bom terceiro disco. Primeiro escalão quer dizer Beatles, Stones, Zeppelin, Nirvana, Guns, U2, Oasis, The Clash e gente desse porte. Esses que todo mundo conhece.

Eu quero 2005. Vem pra mim.

A primeira coluna de 2005 do
Lúcio Ribeiro matou a pau. Vão lá.

Teste
Digam uma banda brasileira que se equipare a qualquer uma dessas bandas:
(a) The Beatles;
(b) Rolling Stones;
(c) Pink Floyd;
(d) Led Zeppelin;
(e) U2.
E por que, claro.


Um livro
O Código Da Vinci, de Dan Brown, confesso que tenho um certo preconceito com best-sellers, mas esse é MUITO bom. Olha, tchê, li em DUAS sentadas um livro de mais de 450 folhas. É um policial muito bem montado, instigante, surpreendente, capaz de prender a atenção e deixar o leitor sedento por descobrir o que vem a seguir.
Mas não é um livro ateu.

Alguns filmes
- Colateral - excelente, muito bem montado e tenso. Embora a presença do Tom Cruise suavize a presença do vilão, sua interpretação é boa.
- Mulheres Malvadas - bacana, bem feitinho. Só, né?
- Hellboy - cool. Dá pra definir assim?
- Homem-Aranha 02 - E-X-C-E-L-E-N-T-E. A continuação consegue captar o espírito de herói humano dos quadrinhos, criando o quadro tenso típico entre a responsabilidade de ter poderes e a conveniência da vida. Para o próximo, a única coisa que pode aumentar é o humor do Aranha.
- Os Incríveis - Divertidíssimo! Com humor, criatividade e retornando à fábula de Mr. Alan Moore.
- Meu Tio matou um cara - Decepcionei um pouco. Esperava um "Homem que Copiava" melhorado, mas é o oposto. As crianças, certos momentos, perdem a expressão e ficam como se estivesse lendo o script. O tema não é tão instigante. Mas a Débora Secco é gostosa de doer.


FUTIS
- O Madrid ganha muito com a contratação de Gravesen, do Everton. É evidente que necessita de um primeiro volante, mas os problemas estão um pouco adiante: com a subida constante do Roberto e a proteção de um só marcador, o time sempre fica exposto, porque não tem um sistema de cobertura consistente. Conta com a genialidade dos galácticos para fazer mais gols do que toma.
- A rigor, pelo equilíbrio, o ideal seria tirar do time Figo ou Raul, passando a um 3-5-2 com Woodgate (ou Pavón), Samuel e Helguera, com Gravesen, Beckham e Zidane no meio e Raúl (ou Figo) e Ronaldo na frente. Ou, simplesmente, trocar o Roberto pelo Raúl Bravo, que tem características mais defensivas. Ou, para manter o 4-4-2, sacar um dos meios e trocar por mais um volante. Como a prioridade é o ataque, a defesa se expõe um pouco mais, mas a linha de frente é poderosa, sempre com a chegada de surpresa do lateral.
- A Juve desacelerou e o Milan está logo atrás. Qualquer um que acompanha minimamente o futebol europeu sabia que isso iria ocorrer. A Juve é muito competitiva e reforçou os três setores (contratou, p. ex., Canavarro, Emerson e Ibrahimovic), mas o Milan tem o melhor plantel do mundo e joga há algum tempo junto. Teremos, daqui para diante, uma disputa acirrada no Calccio.
- Arsenal e Chelsea também se engalfinharão até o final, mas a quantidade de jogadores à disposição de um ótimo técnico como Mourinho irá pesar. Acho que o russo Abrahmovic vai papar seu primeiro título.
- O Santos assinou o atestado de óbito ao contratar Oswaldo de Oliveira. Anotem aí.
- Corinthians se reforça, mas será difícil ao Tite administrar a guerra de beleza e escalar todos os meias e atacantes que disporá: Tevez, Gil, Vagner Love e Carlos Alberto. É o mesmo que ocorreu com os figurões do Flu esse ano.
- O São Paulo perdeu horrores com a saída do Júnior. Leão cagou. O sistema 3-5-2, sem um grande articulador, só funciona com bons alas. Não foi à-toa a subida de produção no Brasileirão após a contratação.
- Palmeiras, Fluminense, Coritiba e outros estão mais ou menos na mesma. Cruzeiro e Atlético-MG devem melhorar um pouco.
- Ridícula a disputa Corinthians-São Paulo por Luizão. Hoje, é lento e pouco profissional. Ex-jogador.
- Casemiro no Atlético-PR? Incrível, mas, salvo grandes surpresas, o Atlético cometeu o mesmo erro do ano passado. Tinha um ótimo time, mas treinador apenas mediano. Não ganhou.
- Pode parecer absurdo, mas, nessa temporada, o Deco vem jogando mais que o Ronaldinho. Não tem a mesma técnica e plástica, mas em termos de efetividade e participação...
- Rateou o Grêmio de não ter trazido Fabio Bala. É jovem e marca gols. Seria um bom investimento. Daqui a pouco, vão trazer um desconhecido ou ex-jogador.
- Espinha-dorsal do Grêmio: Eduardo (gol), Marcelo (defesa), Marcos Vinícius e Douglas Silva (meio) e Somália (ataque). Somem-se: Thiago Prado, Bruno e Marcelinho. Mediano. Mas ao menos o Leanderson não será titular. Precisamos, pelo menos, de mais dois laterais, um articulador e um atacante. O mínimo do mínimo.
- De León é uma aposta, mas, nas condições atuais, o Grêmio não tinha outra alternativa.
- O Inter se reforçou bem, mas haverá de seguir a sina de que algo dará errado e mais um ano sem grandes títulos virá. JÁ SÃO 12 ANOS NA FILA.
- Flávio Obino, além de não montar time e usar discurso diversionista, desmontou as mínimas condições de trabalho profissional no Grêmio, deixando um bundalelê rolar no vestiário. E o Dourado, que assumiu como disciplinador, por que não interferiu? Esse pessoal dino-amador acabou com o Grêmio.



No próximo discuto, voltando às cotas, o movimento negro no Brasil.



Trilha sonora do post: Chemical Brothers, 'Galvanize' (fraca).